O que é:
A doença do carrapato é uma infecção que é transmitida pela picada do carrapato, através do contato da saliva do parasita com o sangue do cachorro.
Existem várias doenças que podem ser transmitidas pelo carrapato, mas as mais comuns são a doença de Lyme, a erliquiose e a babesiose, que podem causar sintomas semelhantes, como cansaço, perda de apetite e problemas nas articulações.
Embora seja relativamente comum, a doença do carrapato pode ser prevenida, especialmente evitando-se que o cachorro passeie em locais com mato alto e que faça a desparasitação regularmente, seja através do uso de remédios anti-parasitários ou coleiras.Sintomas de otite em cachorros
Sintomas da doença do carrapato
Os principais sintomas que podem indicar doença do carrapato em cachorros são:
- Cansaço excessivo;
- Falta de apetite;
- Perda de peso;
- Febre;
- Inchaço das articulações;
- Dor ou dificuldade para se movimentar;
- Sangramentos ou manchas vermelhas na pele ou mucosas.
Estes sintomas podem variar um pouco de acordo com a infecção transmitida pelo carrapato. Dessa forma, sempre que se notar alguma alteração no comportamento ou bem estar do cachorro, é importante consultar o veterinário.
Os primeiros sintomas da doença do carrapato tendem a surgir de 1 a 2 semanas após a picada.
O que causa a doença
A doença é causada pela picada de um carrapato infectado com algum tipo de microorganismo.
O carrapato é um tipo de parasita que está presente em matos e algumas plantas, especialmente em regiões secas e úmidas.
A doença do carrapato pode passar para humanos?
Embora a picada do carrapato também possa causar doenças em humanos, a infecção não passa do cachorro para os donos. Para que isso aconteça é preciso que o carrapato pique o cachorro e depois pique o humano.
Como se confirma o diagnóstico
O diagnóstico da doença do carrapato é confirmado através do exame de sangue, onde são identificados anticorpos contra o microorganismo responsável pela infecção.
No entanto, o veterinário também poderá fazer uma avaliação física para identificar se existem carrapatos na pele.
Tratamento para doença do carrapato
Na maior parte dos casos a doença do carrapato tem cura, especialmente se for identificada e tratada numa fase inicial.
O tratamento geralmente é feito com o uso de um antibiótico por cerca de 4 semanas, mas o remédio utilizado poderá variar de acordo com o microorganismo que está causando a infecção e outros fatores, como a idade do cachorro e seu estado de saúde geral.
Em casos mais graves, o cachorro pode necessitar ficar internado na clínica veterinária, para repor líquidos e até fazer transfusões de sangue, se necessário.
Como prevenir contra a doença do carrapato
A melhor forma de fazer a prevenção contra a doença do carrapato é evitando o contato do cachorro com esse tipo de parasita. Dessa forma, deve-se evitar levar o animal para locais onde existam matos ou plantas altas, principalmente durante os meses mais quentes do ano.
Além disso, é recomendado fazer a desparasitação regular, que pode ser feita mensalmente com o uso de remédios antiparasitários, como Bravecto, Nexgard ou Credeli, ou com o uso de coleiras anti-parasitárias, como a coleira seresto antipulgas.
Referências
- AKC. Tick-Borne Diseases In Dogs: Symptoms & How to Prevent. Link: https://www.akc.org/expert-advice/health/tick-borne-diseases-dogs-prevent/. Acesso em 18 set 2022
- AKC Canine Health Foundation. Canine Tick-Borne Disease. Link: https://www.akcchf.org/canine-health/your-dogs-health/caring-for-your-dog/canine-tick-borne-disease.html. Acesso em 18 set 2022
- NT.GOV.AU. Ehrlichiosis disease in dogs. Link: https://nt.gov.au/industry/agriculture/livestock/animal-health-and-diseases/ehrlichiosis-disease-dogs. Acesso em 18 set 2022
- VCA. Ehrlichiosis in Dogs. Link: https://vcahospitals.com/know-your-pet/ehrlichiosis-in-dogs. Acesso em 18 set 2022