
Enronew: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O Enronew é um antimicrobiano que pode ser usado em gatos ou cachorros para tratar diferentes tipos de infecções, como otite, infecção urinária, pneumonia, infecções intestinais ou infecções da pele.
Dependendo do peso do animal, o Enronew pode ser utilizado nas dosagens de 50 ou 150 mg, o que deve ser orientado por um médico veterinário.
O Enronew é vendido na forma de comprimidos e só pode ser comprado com apresentação de receita médica.
Para que serve
O Enronew está indicado no tratamento de infecções causadas por bactérias gram positivas ou negativas, causadoras de problemas como:
- Otite (infecção do ouvido);
- Infecções da pele;
- Infecção urinária;
- Pneumonia e outras infecções respiratórias;
- Infecções intestinais.
Além disso, o Enronew também pode ser indicado por alguns veterinários para a prevenção de infecções após cirurgias.
Enronew é antibiótico?
Sim, o Enronew é um antibiótico de amplo espectro, o que significa que elimina vários tipos de bactérias.
Como usar o Enronew
O Enronew pode ser colocado diretamente na boca do animal ou misturado na comida do gato ou cachorro. O comprimido pode ser dividido para facilitar a sua ingestão.
De acordo com o peso do pet, o Enronew deve ser administrado nas seguintes dosagens:
- Enronew 50 mg: 1 comprimido para cada 10 kg, administrado a cada 12 ou 24h, por pelo menos 5 dias;
- Enronew 150 mg: 1 comprimido para cada 30 kg de peso, administrado a cada 12 ou 24h, por pelo menos 5 dias.
O tratamento com Enronew deve ser mantido durante o tempo indicado pelo veterinário, mesmo que os sintomas tenham melhorado. Geralmente, o uso de Enronew é mantido por até 2 dias após o desaparecimento dos sintomas.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do Enronew são raros, no entanto como é um medicamento que é eliminado pelos rins, pode acontecer a formação de cristais na urina em alguns animais. Por esse motivo, é aconselhado oferecer bastante água durante o tratamento.
Contraindicações do Enronew
O Enronew não deve ser utilizado em gatos ou cachorros muito jovens, especialmente em raças pequenas com menos de 18 meses. Também não deve ser usado em gatos com menos de 2 meses.
No caso de animais com problemas renais, o Enronew só deve ser oferecido com orientação do médico e com supervisão regular.
Ao usar Enronew, não se deve associar com tetraciclina, macrolídeos, teofilina, sulfas e trimetoprim, ou a suplementos com cálcio, ferro, magnésio, zinco ou cobre.
Referências
- WORLD VETERINÁRIA. Enronew – Enrofloxacino. Link: <https://worldveterinaria.com.br/wp-content/uploads/2018/02/EnroNew-Bula.pdf>. Acesso em 30 mar 2025