O carvão ativado é um remédio natural que pode ser usado para evitar uma intoxicação ou envenenamento em cachorros. Isso acontece porque o carvão é um mineral que, após ingerido, se liga às toxinas presentes no sistema digestivo, impedindo que sejam absorvidas no intestino.
Dessa forma, o carvão ativado pode ser indicado após a ingestão acidental de um medicamento ou após a ingestão de um alimento estragado, por exemplo, para evitar consequências graves.
Embora o carvão ativado seja bastante eficaz, em caso de envenenamento ou intoxicação é sempre importante consultar o veterinário, que deverá fazer uma avaliação completa para entender se é preciso mais algum tipo de tratamento, dependendo do tipo e da quantidade do produto tóxico ingerido.
Quando dar carvão ativado ao cachorro
O carvão ativado deve ser dado ao cachorro apenas com orientação do veterinário. No entanto, está indicado nas seguintes situações:
- Ingestão acidental de medicamentos;
- Ingestão de plantas venenosas;
- Ingestão de alimentos estragados;
- Ingestão de chocolate.
Além disso, o carvão ativado pode ainda ser usado quando o cachorro ingere veneno de rato ou algum produto que contenha maconha, por exemplo.
Como dar carvão ativado ao cachorro
O carvão ativado deve, sempre que possível, ser dado pelo veterinário, já que deve ser administrado diretamente no estômago com uma sonda nasogástrica. No entanto, o carvão ativado também pode ser dado oralmente, especialmente se for usado na forma de comprimidos.
Para cachorros com maior dificuldade em ingerir comprimidos de carvão ativado, pode-se misturar os comprimidos com comida úmida. Nesses casos, o veterinário poderá indicar aumentar a dose em 20-30%, já que, quando é misturado na comida, o carvão ativado tem menos capacidade de ser absorvido corretamente.
Dose recomendada de carvão ativado
A dose de carvão ativado que normalmente é recomendada para cachorros é de 1-3 gramas por cada kg de peso corporal. No entanto, é muito importante que esta dosagem seja adequada de acordo com o peso, idade, raça e histórico de saúde do animal.
Possíveis efeitos colaterais
O efeito colateral mais comum do carvão ativado em cachorros é a prisão de ventre. Nesses casos, é aconselhado falar com o veterinário para avaliar a possibilidade de iniciar tratamento com um laxante, por exemplo.
Além disso, alguns cachorros também podem passar a apresentar fezes mais escuras, especialmente nos primeiros dias após o tratamento.
Quando não dar carvão ativado para o cachorro
O carvão ativado não deve ser administrado nos casos em que existe suspeita de desidratação ou de sintomas neurológicos, como desorientação, tremores ou convulsões. Além disso, também não deve ser usado em animais com problemas intestinais graves, com insuficiência renal ou que têm elevada quantidade de sódio no sangue (hipernatremia).
O carvão ativado também não deve ser usado no tratamento de intoxicações por materiais cáusticos (como baterias), sal ou por produtos anticongelantes.
Referências
KINGSDALE ANIMAL HOSPITAL. Activated Charcoal For Dogs: When To Use It. Link: <https://www.kingsdale.com/activated-charcoal-for-dogs-when-to-use-it>. Acesso em 11 dez 2023
PETMD. Activated Charcoal for Dogs and Cats. Link: <https://www.petmd.com/emergency/activated-charcoal-dogs-cats>. Acesso em 11 dez 2023