Gripe canina: sintomas, causas e tratamento

A gripe canina é uma infecção respiratória relativamente comum em cachorros, que é causada pelo vírus Influenza, especialmente pelos subtipos H3N8 e H3N2.

Cachorros com gripe tendem a apresentar sintomas como tosse, espirros, olhos lacrimejantes e cansaço.

Caso se suspeite que o cachorro possa estar com gripe canina é muito importante consultar o veterinário para confirmar o diagnóstico e descartar outros problemas mais graves que podem causar sintomas semelhantes, como a tosse dos canis.

Sintomas da gripe canina

Os sintomas mais comum da gripe canina são:

• Tosse persistente;
  • Espirros;
  • Coriza;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Febre;
  • Cansaço excessivo;
  • Alterações na respiração;
  • Diminuição do apetite.

Estes sintomas são muito semelhantes aos de outros problemas respiratórios mais sérios. Por isso, embora a gripe canina geralmente seja uma infecção relativamente leve, que desaparece sozinha em poucos dias, é importante consultar um veterinário para descartar outras condições mais graves.

O que causa a gripe canina

A causa da gripe canina é uma infecção pelo vírus Influenza, especialmente dois subtipos: o H3N8 e o H3N2.

Este tipo de vírus é mais comum em locais com muitos animais, nomeadamente canis, hotéis de pets ou veterinários, onde há um maior risco de contato com animais doentes.

As principais formas de contágio são o contato direto com o nariz de outros cachorros, tosse, espirros e até pela partilha de objetos como taças de comida ou brinquedos.

A gripe canina passa para os humanos?

Os subtipos de Influenza que causam a gripe canina são diferentes daqueles que provocam a gripe em humanos. Dessa forma, não existe qualquer risco de pegar a gripe do cachorro.

Porém, existem relatos de outros animais domésticos, como gatos, que já pegaram a gripe do cachorro. Por isso mesmo, é recomendado que em caso de suspeita, o cachorro doente seja mantido afastado de outros animais domésticos.

Como deve ser feito o tratamento

Normalmente não é necessário qualquer tipo de tratamento específico para a gripe canina, já que a maioria dos cachorros tende a melhorar em 10 a 14 dias, apenas com descanso, hidratação e uma alimentação equilibrada.

De qualquer forma é recomendada a consulta com um veterinário, principalmente para descartar outros problemas mais sérios e para avaliar se existe alguma complicação que possa estar surgindo, como a pneumonia (que embora não seja muito comum, pode afetar cachorros mais velhos ou com problemas imunes).

Nos casos em que existe suspeita de alguma complicação, o veterinário poderá indicar o uso de antibióticos, por exemplo, para combater a infecção. Além disso, em alguns casos, podem ainda ser indicados analgésicos ou anti-inflamatórios, se o cachorro estiver apresentando sintomas intensos ou muito cansaço.

Como prevenir a gripe canina

A gripe canina pode ser prevenida através da vacinação, no entanto, é comum que a vacina contra a gripe canina seja indicada apenas para alguns casos. Assim, é muito importante conversar com o veterinário.

No entanto, existem alguns cuidados que ajudam a diminuir o risco do cachorro pegar gripe canina, como:

• Evitar o contato com outros cachorros que pareçam estar doentes;
  • Evitar o contato com cachorros desconhecidos;
  • Lavar as mãos sempre após mexer em outros cachorros ou objetos de outros cachorros;
  • Evitar a partilha de objetos entre cachorros.

Além disso, como a gripe canina é facilmente transmitida em locais públicos com muitos cachorros, é importante ficar atento se existe algum surto de gripe na região onde se vive.

CDC. Key Facts about Canine Influenza (Dog Flu). Link: <https://www.cdc.gov/flu/other/canine-flu/keyfacts.html>. Acesso em 10 mar 2024

AKC. Dog Flu: Symptoms, Treatment, and Prevention. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/health/dog-flu-canine-influenza/>. Acesso em 10 mar 2024

AVMA. Canine Influenza. Link: <https://www.avma.org/resources-tools/pet-owners/petcare/canine-influenza>. Acesso em 10 mar 2024

VCA ANIMAL HOSPITALS. Canine Influenza: The Dog FLu. Link: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/canine-influenza-the-dog-flu>. Acesso em 10 mar 2024