Prediderm 5 mg: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O prediderm é um anti-inflamatório esteroide de uso veterinário, que contém prednisolona na sua composição.

Este medicamento é utilizado para diminuir a inflamação e aliviar a dor em cachorros com problemas inflamatórios, como cistite, alergias ou dermatites, por exemplo.

O prediderm 5 mg pode ser encontrado na forma de comprimidos e sua dosagem deve ser calculada individualmente pelo veterinário, de forma a utilizar a menor dose possível.

Para que serve

O prediderm está indicado para o tratamento de problemas inflamatórios como:

• Alergias;
  • Infecções, como cistite, otite ou colite;
  • Dermatites;
  • Problemas articulares ou musculares.

Além disso, o medicamento pode ser usado em muitas outras condições, desde que indicado por um veterinário.

Prediderm pode ser usado em gatos?

O prediderm também pode ser indicado para tratar gatos com problemas inflamatórios, no entanto, é muito importante que a dose seja indicada por um veterinário. O mesmo se aplica a outros tipos de animais de estimação.

Como usar o prediderm

O prediderm deve ser usado com orientação do veterinário, no entanto, as doses iniciais médias do medicamento são:

• Tratar problemas inflamatórios e alérgicos: 1 comprimido de 5 mg por cada 5 a 10 kg a cada 12 ou 24 horas (0,5 a 1 mg/kg ao dia);
  • Repor glicocorticoides: 1 comprimido de 5 mg por cada 20 kg ao dia (0,25 mg/kg).

A dose inicial de prediderm normalmente é mais alta, devendo ser mantida por um período de 2 a 7 dias. Esse período serve para reduzir rapidamente a inflamação e aliviar a dor ou desconforto do cachorro. A partir desse momento, a dose deve ser diminuída, até atingir a menor dose possível para o objetivo que se pretende alcançar.

No caso de problemas crônicos, em que é recomendada a administração prolongada do medicamento, o prediderm deve ser usado em dias alternados.

Em qualquer caso é sempre importante obter orientação do veterinário, que irá adequar a dose e o tempo de tratamento de acordo com o problema a tratar, os efeitos desejados e o estado de saúde do animal.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do prediderm são: aumento da sede, fome excessiva, ganho de peso e aumento da quantidade de urina.

Além disso, nos tratamentos mais prolongados, o uso de prediderm aumenta o risco de infecções, especialmente do trato urinário. Também pode causar o desenvolvimento de síndrome de Cushing, uma condição que afeta o funcionamento da hipófise e causa desequilíbrios em todo o organismo, prejudicando a saúde.

Cuidados durante o tratamento com prediderm

O principal cuidado durante o tratamento com prediderm é a administração da menor dose possível, de forma a reduzir o risco de efeitos colaterais. Dessa forma, a consulta regular com o veterinário é indispensável.

Quando não usar prediderm

O prediderm está contraindicado em cadelas prenhas ou que estejam amamentando. Também não deve ser usado em animais com infecções por fungos.

É importante utilizar prediderm com cuidado em animais com úlcera na córnea, hemorragias, pancreatite, doenças renais, problemas cardíacos, diabetes ou que estejam em fase de crescimento.

• OUROFINO. Prediderm Comprimidos 5 mg: uso veterinário. Anti-inflamatório esteroide à base de Prednisolona para cães. Link: <https://www.ourofinopet.com/produtos/anti-inflamatorios-e-analgesicos/prediderm/51/>. Acesso em 25 set 2022
  • ANDRADE, Silvia Franco. Manual de Terapêutica Veterinária: Consulta Rápida. 1.ed. Rio de Janeiro: Roca, 2017. 213-214.