Bravecto: para que serve, dose e quanto tempo dura

O Bravecto é um medicamento veterinário que protege os cachorros contra pulgas e carrapatos, tendo uma proteção garantida de 3 meses (12 semanas).

Dependendo do peso do cachorro, a dose de Bravecto varia, desde 112,5 a 1400 mg. Este medicamento pode começar a ser utilizado quando o cachorro tem, pelo menos, 2 kg.

Embora possa ser comprado sem receita médica em clínicas veterinárias e pet shops, este medicamento só deve ser usado com indicação do veterinário.

Para que serve

O Bravecto é um remédio antiparasitário externo de uso veterinário que protege o cachorro contra pulgas e carrapatos.

Isso significa que o Bravecto ajuda a proteger contra doenças como:

• Febre maculosa;
  • Bartolenose;
  • Erliquiose;
  • Babesiose;
  • Micoplasmose;
  • Borreliose;
  • Hepatozoonose;
  • Anaplasmose
  • Rangeliose.

Estas são doenças normalmente transmitidas pela picada de pulgas ou carrapatos.

Dose e como administrar

A dose de Bravecto a administrar varia de acordo com o peso do cachorro:

Peso do cachorro Dose de Bravecto
Porte muito pequeno (2 a 4,5 kg) 112,5 mg
Porte pequeno (4,5 a 10 kg) 250 mg
Porte médio (10 a 20 kg) 500 mg
Porte grande (20 a 40 kg) 1000 mg
Porte muito grande (40 a 56 kg) 1400 mg

O comprimido de Bravecto é mastigável e possui sabor de fígado, por esse motivo o medicamento é facilmente administrado, bastando oferecer para o cachorro como um snack.

Quanto tempo dura o efeito?

O efeito de proteção do Bravecto dura em média 3 meses (12 semanas). No entanto, para a espécie de carrapatos Rhipicephalus sanguineus, o efeito é de apenas 2 meses (8 semanas).

O tratamento com Bravecto deve ser repetido a cada 12 semanas para garantir uma proteção contínua.

Quando começa o efeito?

O efeito do Bravecto começa após 2 horas e atinge sua proteção máxima em 8 horas, no caso de pulgas, e 12 horas, no caso dos carrapatos.

Banhos diminuem o efeito do Bravecto?

O efeito do Bravecto não é afetado por banhos, mesmo que seja utilizado shampoo. Isso acontece porque o Bravecto é um medicamento sistêmico que se distribui pelo sangue do animal.

Como funciona o Bravecto

O Bravecto contém na sua composição fluralaner, uma substância que é absorvida no sistema gastrointestinal e que se distribui por todo o sangue do cachorro.

Quando as pulgas ou carrapatos se alimentam do sangue do animal, ingerem essa substância, que inibe seu sistema nervoso, causando paralisia e morte dos parasitas.

A substância fluralaner é completamente segura para o cachorro.

Possíveis efeitos colaterais

Como qualquer medicamento, o Bravecto pode causar efeitos colaterais em alguns animais. Os efeitos mais comuns incluem diarreia, vômitos, produção excessiva de saliva e/ou falta de vontade.

Em casos mais raros, este medicamento também pode causar cansaço excessivo, tremores, falta de coordenação dos movimentos e/ou convulsões. O ideal é sempre informar o veterinário do aparecimento de qualquer efeito colateral.

Cuidados e contraindicações

O Bravecto é um medicamento bastante seguro que pode até ser utilizado em cadelas em fase reprodutiva, prenhas ou que estejam amamentando. No entanto, deve ser evitado sempre que existir histórico de reação alérgica ao medicamento ou qualquer um dos seus componentes.

Referências:
  • EMA. Bracevto, INN-Fluralaner. Link: https://www.ema.europa.eu/en/documents/product-information/bravecto-epar-product-information_pt.pdf. Acesso em 24 Abr 2022
  • BRAVECTO – MSD SAÚDE ANIMAL. Dúvidas Frequentes. Link: https://www.bravecto.com.br/duvidas. Acesso em 24 Abr 2022