Castração de cachorro e gato: quando fazer, vantagens e cuidados

O que é:

A castração é o processo através do qual os órgãos reprodutores do cachorro ou do gato são “anulados”.

Na maior parte dos casos, a castração é feita para impedir a reprodução do animal, mas também pode ter outras vantagens, como diminuir o risco de alguns tipos de câncer, prevenir o aparecimento de infecções e até controlar alguns comportamentos agressivos.

A castração pode ser feita em clínicas veterinárias particulares, mas também existem programas em vários Estados de castração gratuita, oferecida pela prefeitura após agendamento.

Tipos de castração

Existem 2 tipos principais de castração:

• Castração cirúrgica: é a principal forma de castração, onde os órgãos reprodutivos são retirados através de cirurgia;
  • Castração química: é menos comum. Nesta técnica, os órgãos reprodutivos são anulados através do uso de medicamentos hormonais.

A principal vantagem da castração química sobre a castração cirúrgica é que é temporária, podendo ser desfeita. Já a castração cirúrgica, por norma, é definitiva.

Quando fazer a castração

A castração é recomendada após o animal atingir sua maturidade sexual. Nos gatos, isso acontece por volta dos 4 meses e nos cachorros, entre os 6 e 9 meses.

De qualquer forma, o ideal é conversar com o veterinário para discutir o melhor momento para a castração.

O que acontece se castrar muito cedo?

A castração precoce (antes da maturidade sexual) pode trazer alguns problemas para o animal. Primeiramente, pode causar alterações comportamentais, sendo frequente que cachorro ou gato desenvolvam fobias, hostilidade ou sensibilidade.

Além disso, podem ainda surgir algumas alterações hormonais, especialmente hipotireoidismo.

A castração é obrigatória?

A castração não é obrigatória. Por isso, deve ser conversada com o veterinário, mas é uma decisão que fica a cargo dos donos.

Vantagens e desvantagens da castração

Como qualquer procedimento, a castração tem algumas vantagens e desvantagens:

Vantagens Desvantagens
Contracepção permanente. Diminui o metabolismo,o que pode facilitar o aumento do peso.
Diminui o risco de câncer (próstata, útero, testículo, mamas, ovário…). Altera o ciclo hormonal natural do animal, especialmente se for feita muito cedo.
Reduz o aparecimento de infecções, especialmente do útero. Possui riscos, especialmente no caso da cirurgia, como incontinência urinária, infecções ou sangramento.
Diminui alguns comportamentos agressivos e de reprodução, como marcar o território ou ser agressivo com outros animais.

Geralmente, animais castrados têm uma vida mais longa e com menos problemas de saúde do que animais não castrados.

Quanto tempo dura a cirurgia de castração

A cirurgia de castração dura em média 2 a 3 horas, no entanto, é mais simples e rápida nos machos do que nas fêmeas.

Por esse motivo, a maior parte dos machos é liberado para casa no mesmo dia da cirurgia. Já as fêmeas, por norma, ficam, pelo menos, 24 horas em observação na clínica veterinária.

Cuidados após cirurgia de castração

Após a cirurgia de castração, é necessário ter alguns cuidados com o pet. Os mais importantes são:

• Permitir o repouso, especialmente nos primeiros 5 a 10 dias;
  • Diminuir a quantidade de atividade do animal, fazendo apenas pequenos passeios com trela;
  • Colocar um colar elizabetano (funil) ou roupa cirúrgica, para evitar que o animal fique coçando ou lambendo o local da cirurgia;
  • Evitar banhos ou que o animal se molhe.
  • Fazer o tratamento da ferida cirúrgica, 1 a 2 vezes ao dia, como indicado pelo veterinário.

Além disso, é muito importante dar todos os remédios indicados pelo veterinário, na dose e horários recomendados. Esses medicamentos ajudam a aliviar a dor da cirurgia, facilitam a cicatrização e evitam complicações como infecções.

Quando tirar os pontos?

Os pontos da cirurgia de castração geralmente são removidos após o 7º dia.

No entanto, o processo de cicatrização é diferente para cada animal. O ideal é que os pontos sejam removidos pelo veterinário, que irá avaliar as características da ferida para decidir o melhor momento. Em alguns casos, a remoção dos pontos pode acontecer depois de 21 dias.

• PREFEITURA BELO HORIZONTE. Castração de Cães e Gatos. Link: https://servicos.pbh.gov.br/servicos/i/5e4ee96fe1bf5e706b77439c/5dc8470253fd6b5bbd99185f/servicos+castracao-de-caes-e-gatos. Acesso em 1 out 2022
  • PREFEITURA RIO. Orientações sobre a castração de cães e gatos. Link: https://www.rio.rj.gov.br/web/vigilanciasanitaria/castracao. Acesso em 1 out 2022
  • VCA. Spaying in Dogs. Link: https://vcahospitals.com/know-your-pet/spaying-in-dogs. Acesso em 1 out 2022
  • VCA. Neutering in Dogs. Link: https://vcahospitals.com/know-your-pet/neutering-in-dogs. Acesso em 1 out 2022