Nexgard: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O Nexgard é um medicamento de uso veterinário que está indicado para tratar e evitar infecções por pulgas e carrapatos em cachorros, a partir dos 2 kg.

Este medicamento possui na sua composição afoxolaner, uma substância que provoca a paralisia de parasitas como pulgas, carrapatos e ácaros, eliminando-os em até 30 dias.

Embora seja considerado um medicamento bastante seguro, e esteja aprovado por vários órgãos internacionais, como a FDA e a EMA, o Nexgard deve ser sempre receitado por um veterinário, que irá orientar a sua forma de uso, de acordo com o peso e o estado de saúde do cachorro.

Para que serve

O Nexgard é um medicamento utilizado para o tratamento e prevenção de infecções por pulgas e carrapatos em cachorros.

Além disso, também pode ser usado no tratamento da sarna demodécica e sarcóptica, assim como da dermatite atópica causada pela picada de pulga.

Existe ainda o Nexgard Spectra, que também protege contra vermes intestinais. Entenda melhor o que é o Nexgard Spectra e qual a diferença.

Como usar o Nexgard

O Nexgard está disponível na forma de comprimido mastigável com sabor a carne, em 4 dosagens diferentes de acordo com o peso do cachorro:

• 2 a 4 kg: comprimido de 0,5 g com 11,3 mg de afoxolaner;
  • 4,1 a 10 kg: comprimido de 1,25 g com 28,3 mg de afoxolaner;
  • 10,1 a 25 kg: comprimido de 3 g com 68 mg de afoxolaner;
  • 25,1 a 50 kg: comprimido de 6 g com 136 mg de afoxolaner;

Em cachorros com mais de 50 kg deve ser feita uma combinação de diferentes comprimidos, até atingir a dose mínima de 2,5 mg por kg. Dessa forma, é muito importante consultar um veterinário para saber qual a dose correta.

O comprimido de Nexgard deve ser oferecido em dose única, 1 vez por mês.

Efeitos colaterais do Nexgard

Os efeitos colaterais causados pelo Nexgard são raros, no entanto, podem surgir vômitos, pele seca, coceira, diarreia e cansaço. Caso surjam, é importante consultar o veterinário.

Quando não usar

Não existem contraindicações para o uso de Nexgard. Porém, o medicamento só deve ser usado com indicação do veterinário.

• NEXGARD BRASIL. Bula NexGard. 2014. Link: https://nexgardbrasil.com.br/sites/nexgardfordogs_br/files/bula%20NexGard.pdf. Acesso em 26 jun 2022
  • EMA. NexGard (afoxolaner). 2013. Link: https://www.ema.europa.eu/en/documents/overview/nexgard-epar-medicine-overview_pt.pdf. Acesso em 26 jun 2022