Milbemax gatos: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O Milbemax para gatos é um vermífugo que faz a desparasitação interna do animal, ajudando no tratamento de infecções por vermes intestinais e prevenção da dirofilariose (verme do coração).

Este medicamento contém duas substâncias: milbemicina e praziquantel, e pode ser utilizado em gatos adultos ou filhotes com mais de 6 semanas, desde que tenham um peso superior a 2 kg.

O Milbemax pode ser comprado em petshops e clínicas veterinárias sem receita médica, no entanto, deve, sempre que possível, ser utilizado com orientação do veterinário.

Para que serve

O Milbemax para gatos serve para combater as espécies mais comuns de vermes intestinais:

1. Cétodes

• Dipylidium caninum;
  • Taenia spp;
  • Echinococcus multilocularis.

2. Nemátodes

• Ancylostoma tubaeforme;
  • Toxocara cati.

Além disso, este medicamento ainda permite a prevenção da dirofilariose, também conhecida como “verme do coração”. Veja o que é a dirofilariose, seus sintomas e tratamento.

Como usar o Milbemax

O Milbemax deve ser administrado em 1 dose única, de acordo com o peso do gato:

Peso Dose (Milbemax 4/10) Dose (Milbemax 16/40)
2 a 4 kg 1 a 2 comprimidos ¼ a ½ comprimido
4 a 8 kg 2 a 4 comprimidos ½ a 1 comprimido
8 a 12 kg 1 a 1 ½ comprimido

Idealmente, a dose de Milbemax deve ser indicada pelo veterinário. O tratamento também deve ser feito em todos os gatos que habitam a mesma casa.

Antes da administração do medicamento é recomendado pesar o animal, para garantir a administração da dose adequada.

O comprimido de Milbemax deve ser oferecido com ou após a refeição.

Quanto tempo dura o efeito do Milbemax

O tratamento com Milbemax deve ser feito 4 vezes por ano, por isso, a duração do seu efeito é de aproximadamente 3 meses.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do Milbemax são mais comuns em gatos jovens e incluem sonolência, tremores, movimentos descoordenados, vômitos e diarreia.

Cuidados e contraindicações

O Milbemax gatos não deve ser administrado em gatos com menos de 2kg, especialmente sem orientação do veterinário. Também deve ser usado com cuidado em gatos debilitados ou que possuam alguma doença do fígado ou renal.

O Milbemax não está contraindicado na gravidez ou amamentação, podendo ser usado em gatas prenhas.

•  DGAV. Milbemax: resumo das características do medicamento. Link <https://medvet.dgav.pt/web/content?model=ir.attachment&field=datas&id=1743&filename=file&>. Acesso em 15 Mai 2022