O enrogard é um antibiótico indicado para o tratamento de alguns tipos de infecções em gatos e cachorros, especialmente piodermite, pneumonia, otite ou infecções urinárias.
A dosagem de enrogard deve ser adequada de acordo com o peso do animal, sendo que o medicamento está disponível nas doses de 15, 50 e 150 mg.
O enrogard é um medicamento que precisa de receita médica, por isso só pode ser usado com orientação do veterinário, que deverá fazer uma avaliação do animal, para confirmar o diagnóstico de infecção e aconselhar o melhor esquema de tratamento.
Para que serve
O enrogard está indicado para o tratamento de:
- Piodermite, causada por Staphylococcus intermedius, staphylococcus aereus, Staphylococcus epidermites, E. Coli, Pseudomas aeruginosa, Proteus mirabilis.
- Pneumonia, causada por Pasteurella spp, E. Coli, Streptococcus spp, Klebsiella spp, Bordetella bronchiseptica, Staphylococcus aereus, Pseudomonas spp, Mycoplasma spp.
- Diarreia, por E.coli, Salmonella spp, Campylobacter spp.
- Mastite, causada por Staphylococcus spp, Streptococcus agalactiae, Streptococcus dysgalactiae, E. Coli, Corynebacterium spp.
- Otite, por Pseudomonas spp, Staphylococcus spp, Proteus mirabilis, Streptococcus spp.
- Infecções genitourinárias, por E.coli, Staphylococcus spp, Proteus mirabilis, Streptococcus spp, Pseudomonas spp, Brucella spp, Mycoplasma spp e Klebsiella.
Como usar o enrogard
Os comprimidos de enrogard devem ser oferecidos oralmente, podendo, ou não, ser misturados com comida para facilitar a sua ingestão.
A dose de tratamento varia de acordo com o peso do animal:
- 3 kg: 1 comprimido de 15 mg por dia;
- 5 kg: 2 comprimidos de 15 mg ou ½ comprimido de 50 mg por dia;
- 10 kg: 1 comprimido de 50 mg por dia;
- 15 kg: 1 e ½ comprimido de 50 mg por dia;
- 20 kg: 2 comprimidos de 50 mg por dia;
- 30 kg: 1 comprimido de 150 mg por dia;
- 45 kg: 1 e ½ comprimido de 150 mg por dia;
- 60 kg: 2 comprimidos de 150 mg por dia.
O tratamento deve ser mantido por pelo menos 3 a 5 dias, e por até 48 horas após o desaparecimento dos sintomas.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do enrogard incluem: vômitos, diarreia e falta de apetite. Caso esses ou outros sintomas surjam após início do tratamento, é importante informar imediatamente o veterinário.
Contraindicações do enrogard
O enrogard está contraindicado para gatinhos até os 2 meses, para filhotes de cachorro de raças pequenas até aos 8 meses e para filhotes de raças de cachorro grande até os 18 meses de idade.
Em todos os casos, o uso de enrogard deve ser orientado pelo veterinário, mesmo que não existam contraindicações.
Referências
LABGARD. ENROGARD COMPRIMIDOS ENROFLOXACINO USO VETERINÁRIO. Link: https://cassul.com.br/wp-content/uploads/2020/11/34610-bula-enrogard-50mg-labgard.pdf. Acesso em 28 nov 2023