Dipirona para gatos: como dar e efeitos colaterais

A dipirona é um medicamento seguro para gatos, que pode ser usado para aliviar a dor e reduzir a inflamação, sendo, por isso, muito utilizada após cirurgias, para aliviar o desconforto e acelerar a recuperação.

A dipirona tem também efeito antiespasmódico e antipirético, o que significa que pode ainda ser indicada para o tratamento de febre e outras condições, sempre sob a orientação de um veterinário.

Embora seja um medicamento amplamente utilizado e considerado seguro, a dipirona pode causar efeitos colaterais e tem também algumas contraindicações. Por esses motivos, nunca deve ser utilizada sem conhecimento do veterinário.

Para que serve

A dipirona é utilizada em gatos principalmente para aliviar o desconforto após cirurgias, mas também pode ser indicada para:

• Febre;
  • Dor leve a moderada;
  • Condições gastrointestinais;
  • Problemas urinários.

Em alguns casos, a dipirona pode ainda ser usada para aliviar a dor causada por pancadas ou por condições inflamatórias articulares, como artrite.

Gatos filhotes podem tomar dipirona?

A dipirona pode ser usada em gatos filhotes, no entanto, a dosagem deve ser muito bem adequada pelo veterinário, de acordo com o peso do gato, idade e condição a tratar.

Como dar dipirona para o gato

A dipirona pode ser administrada na forma de gotas ou comprimidos. Normalmente, as gotas de dipirona são mais fáceis de aplicar, já que podem ser oferecidas na seringa ou misturadas na água ou na comida úmida do gato. No entanto, os comprimidos também podem ser bastante práticos, já que podem ser triturados e misturados na comida.

Em relação à dosagem da dipirona para gatos, é importante que seja orientada pelo veterinário, já que pode variar bastante de acordo com o peso, condição geral e histórico clínico do gato.

A dose de dipirona também pode ser dividida entre 1 a 4 vezes ao longo do dia, dependendo do problema a tratar e do metabolismo de cada gato.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais da dipirona em gatos são: aumento do batimento cardíaco, náusea, vômitos, diminuição da produção de urina, salivação excessiva, redução do apetite e dilatação das pupilas.

Além disso, se utilizada em doses elevadas, a dipirona pode causar convulsões e colocar a vida do gato em risco.

Contraindicações

A dipirona não deve ser utilizada em gatos que apresentam alterações nas células sanguíneas ou que foram diagnosticados com doenças gastrointestinais crônicas, hepáticas ou renais.

Gatos alérgicos ao princípio ativo da dipirona ou a qualquer um de seus excipientes também devem evitar seu uso. A dipirona não é indicada para gatas prenhes ou durante o período de lactação.

O uso de dipirona é ainda desaconselhado em gatos que estejam fazendo tratamento com outros medicamentos, como barbitúricos, clorpromazina ou fenilbutazona.

• VETLEXICON. Dipyrone. Link: <https://www.vetlexicon.com/treat/felis/generics/dipyrone>. Acesso em 12 ago 2023
  • ANIMALWISED. Metamizole for Cats – Dosage, Uses and Availability. Link: <https://www.animalwised.com/metamizole-for-cats-dosage-uses-and-availability-4521.html>. Acesso em 12 ago 2023
  • ROYALCANIN. Use of Dipyrone in Cats After Ovariohysterectomy. Link: <https://files.brief.vet/2021-10/FPTP_Use%20of%20Dipyrone%20in%20Cats%20After%20Ovariohysterectomy.pdf>. Acesso em 12 ago 2023