Cachorro com soluço: é grave? 5 causas (e o que fazer)

O soluço é um sintoma relativamente comum e completamente normal em cachorros, que tende a desaparecer em poucos minutos, sem necessidade de qualquer cuidado especial.

Na maioria dos casos, o soluço no cachorro não é grave, sendo apenas um sinal de que o cachorro comeu muito rápido, que está cansado ou que passou por um período de grande excitação.

De qualquer forma, sempre que o soluço não desaparece ou é acompanhado de outros sintomas preocupantes, como cansaço excessivo, vômitos ou dificuldade para respirar, é importante consultar o veterinário, para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

5 principais causas de soluços no cachorro

As causas mais comuns de soluços no cachorro são:

1. Comer ou beber muito rápido

É a causa mais comum de soluços no cachorro e acontece porque, ao comer ou beber muito rápido, o cachorro acaba ingerindo também grandes quantidades de ar, o que faz com que o estômago dilate mais que o normal, o que acaba irritando o diafragma e causando soluços.

2. Estresse ou excitação

Períodos de muito estresse ou excitação também podem deixar o cachorro com soluços, devido ao aumento dos batimentos cardíacos e da frequência respiratória, que alteram temporariamente o funcionamento do diafragma.

3. Excesso de gases

O excesso de gases no sistema digestivo também pode causar soluços, devido à dilatação do estômago ou do intestino, que acabam fazendo pressão sobre o diafragma e facilitando o aparecimento de soluços.

4. Estar num local frio

Alterações muito bruscas de temperatura, especialmente ir para um lugar muito frio, também podem causar soluços. Isso parece acontecer porque existe uma mudança na irrigação sanguínea, que pode afetar o diafragma e resultar em soluços.

5. Usar alguns tipos de medicamentos

O uso de alguns tipos de medicamentos, especialmente corticoides, antibióticos ou benzodiazepinas pode provocar irritação do esôfago e refluxo, o que também pode facilitar o aparecimento de soluços.

Soluço é normal em filhotes?

Sim, o soluço é muito mais comum em filhotes, do que em cachorros adultos. Acredita-se que isso acontece porque o soluço ajuda a fortalecer os músculos da respiração, sendo um mecanismo natural de desenvolvimento.

O que fazer quando o cachorro está com soluço?

Existem alguns truques que podem ajudar a aliviar o soluço mais rapidamente, como:

• Fazer massagem suave na barriga do cachorro;
  • Estimular o cachorro a beber água, não muito fria;
  • Dar pequenas porções de comida, espaçadamente.

No entanto, os soluços normalmente desaparecem em cerca de 15 minutos, sem ser necessário qualquer tipo de tratamento especial.

Quando ir ao veterinário

Embora o soluço seja, na grande maioria dos casos, uma situação passageira e que melhora sem necessidade de tratamento, também existem situações em que é recomendado consultar um veterinário.

Dessa forma, é importante consultar o veterinário se:

• O soluço demora mais de 1 hora para desaparecer;
  • O cachorro aparentar estar com dificuldade para respirar;
  • Surgirem outros sintomas como vômitos, cansaço excessivo ou febre.

Em casos muito raros, o soluço também pode ser um sinal de problemas graves, como pneumonia, tumores, alterações respiratórias, asma ou pericardite.

• AKC. Can Dogs Get Hiccups?. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/health/can-dogs-get-hiccups/>. Acesso em 20 ago 2023
  • HILL’S PET. Can Dogs Actually Get Hiccups?. Link: <https://www.hillspet.com/dog-care/healthcare/can-dogs-get-hiccups?lightboxfired=true#>. Acesso em 20 ago 2023
  • VETERINARIANS.ORG. Dog Hiccups Explained: What To Do If Your Dog Has Hiccups. Link: <https://www.veterinarians.org/dog-hiccups/>. Acesso em 20 ago 2023