O cachorro pode comer mandioca (aipim ou macaxeira), desde que seja cozida. A mandioca crua contém cianeto, uma substância tóxica que pode causar problemas gastrointestinais e, dependendo da quantidade, resultar em morte.
Idealmente, a mandioca deve ser oferecida com moderação para o cachorro, devendo fazer parte de uma alimentação balanceada.
Em caso de dúvida, sobre que alimentos o cachorro pode comer, deve-se consultar um veterinário. Mesmo sendo seguros para a maioria dos animais, alguns alimentos podem ser contraindicados de acordo com o histórico de saúde de cada cachorro.
Benefícios da mandioca para o cachorro
A mandioca (aipim) é uma raiz muito nutritiva, que é rica em carboidratos. Dessa forma, contribui para aumentar os níveis de energia do seu pet.
Também contém fibras, vitaminas e minerais importantes, como ferro, zinco e manganês, que fortalecem o sistema imune, melhoram o funcionamento do intestino e protegem contra doenças crônicas.
Por fim, a mandioca não contém glúten, o que significa que pode ser oferecida para cachorros que têm alergias ou que possuem algum tipo de sensibilidade ao glúten.
Como dar mandioca para o cachorro
Para que seja segura para o cachorro, a mandioca deve ser descascada, lavada e cozinhada, para retirar o excesso de cianeto que pode ser prejudicial para a saúde do cachorro.
Uma boa forma de garantir que se retira a maior parte do cianeto é deixando a mandioca de molho em água por, pelo menos, 24 horas antes de cozinhar.
Quantidade recomendada de mandioca
Embora seja uma opção saudável para cachorros, a mandioca (aipim) deve ser oferecida com moderação, principalmente por ser rica em carboidratos e calorias.
Além disso, é um alimento de elevado índice glicêmico, o que significa que se for ingerida em excesso pode aumentar muito os níveis de açúcar no sangue, facilitando o desenvolvimento de diabetes.
Cachorro pode comer farinha de mandioca?
A farinha de mandioca é segura para o cachorro e uma excelente opção para enriquecer a alimentação. Para isso, basta misturar a farinha com outros alimentos, ou até com a ração, para garantir uma dieta mais balanceada.
Cachorro pode comer tapioca?
O cachorro pode comer tapioca, pois é um alimento seguro que não contém nenhuma substância tóxica. No entanto, como é rica em carboidratos pode causar excesso de peso. Dessa forma, é importante oferecer tapioca ocasionalmente e como snack.
É ainda importante dar a tapioca simples para o cachorro, sem adicionar manteiga, sal, doce de leite ou leite condensado, por exemplo.
Riscos da mandioca para o cachorro
O principal risco da mandioca (aipim) está relacionado com a quantidade de cianeto que possui na sua forma crua. O cianeto é uma substância tóxica que pode causar vômitos e diarreia, mesmo que ingerida em baixas quantidades. Em excesso, o cianeto pode causar envenenamento e resultar em morte.
Quando não oferecer mandioca para o cachorro
A mandioca (aipim) nunca deve ser oferecida crua. Além disso, mesmo cozida, deve ser evitada em cachorros com excesso de peso ou diabetes, já que é um alimento que pode agravar essas condições.