Cachorro pode comer tomate? ou faz mal?

O tomate é um alimento seguro para o cachorro, que pode ser usado como snack e que faz parte da composição de alguns tipos de rações.

A ingestão de tomate tem vários benefícios para a saúde do cachorro, pois é rico em fibras que melhoram o funcionamento do intestino e antioxidantes, que melhoram a saúde em geral e evitam o desenvolvimento de doenças.

O ideal é dar o tomate bem maduro e evitar a presença de folhas, já que as partes verdes do tomate possuem toxinas que podem ser prejudiciais para a saúde do cachorro.

Qual a quantidade de tomate que o cachorro pode comer

O tomate deve ser oferecido com moderação e ocasionalmente, como um snack. Isto porque, embora seja um alimento seguro e saudável, quando consumido em excesso, o tomate pode causar irritação no estômago do cachorro.

O recomendado é começar por oferecer uma pequena porção de tomate e, aos poucos, ir aumentando a quantidade, observando a forma como o cachorro reage.

Cachorro pode comer tomate-cereja?

Todo o tipo de tomate, incluindo o tomate-cereja, pode ser oferecido para o cachorro, desde que esteja bem maduro e não inclua nenhuma parte verde.

Cachorro pode comer molho de tomate?

Apesar de o tomate ser um alimento bastante saudável, isso não significa que os produtos preparados com tomate, como molhos, estejam liberados. Isso porque a maior parte desses produtos possui outros ingredientes que devem ser evitados, como alho, sal ou cebola, por exemplo.

Riscos do consumo exagerado de tomate

O principal risco do consumo excessivo de tomate para o cachorro é o desenvolvimento de irritação no estômago, que pode levar a dor, vômitos e diminuição do apetite.

Já se o animal também consumir as partes verdes do tomate, incluindo partes da planta, pode surgir um caso de intoxicação.

Confira uma lista de frutas seguras para o cachorro comer.

Intoxicação por tomate no cachorro

A intoxicação por tomate pode ser identificada através de alguns sintomas como:

• Perda de apetite;
  • Movimentos descoordenados;
  • Tremores;
  • Abatimento e falta de energia;
  • Diarreia;
  • Vômitos.

A intoxicação por tomate é uma condição relativamente rara, no entanto, é mais fácil de acontecer em filhotes ou cachorros debilitados, já que é necessária uma quantidade menor de toxinas para afetar a saúde do animal.

Quando existe suspeita de intoxicação por tomate (ou qualquer outro alimento) é importante levar o cachorro ao veterinário, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. Na maior parte dos casos, a intoxicação por tomate não é fatal e o animal recupera totalmente.

AMERICAN KENNEL CLUB. Can Dogs Eat Tomatos?. Link: https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/can-dogs-eat-tomatoes/. Acesso em 12 jun 2022

THE KENNEL CLUB. Can dogs eat tomatos?. Link: https://www.kcinsurance.co.uk/hub/2021/june/can-dogs-eat-tomatoes/. Acesso em 12 jun 2022