Cachorro pode comer manga? e a casca?

O cachorro pode comer manga, desde que esteja descascada e seja oferecida sem caroço, pois são partes difíceis de digerir e que podem causar dor de barriga.

É também importante não oferecer manga em quantidades excessivas, devendo ser utilizada como um snack. Oferecer muita manga para o cachorro não é tóxico, mas pode acabar causando dor de barriga e diarreia.

Antes de oferecer qualquer alimento para o cachorro é sempre importante consultar o veterinário, que poderá esclarecer se o alimento é seguro e também a quantidade recomendada.

Benefícios da manga para o cachorro

A manga traz benefícios para a saúde do cachorro, especialmente porque é rica em:

• Fibras;
  • Vitaminas B6, C e K;
  • Antioxidantes, como betacaroteno e ácido benzoico;
  • Água.

Estes componentes da manga ajudam a manter o cachorro hidratado, regulam o funcionamento do intestino e também fortalecem a sua saúde cardiovascular.

Como dar manga para o cachorro

A manga deve ser oferecida em quantidades moderadas, devendo, por isso, ser tratada como um snack e não como parte da dieta.

Além disso, é importante tirar a casca da manga e também o caroço.

Cachorro pode comer casca de manga?

O cachorro pode comer a casca da manga, pois não é tóxica. No entanto, é uma parte mais difícil de digerir, que pode deixar o cachorro com dor de barriga, diarreia ou vômitos.

Cachorro pode comer manga verde?

O cachorro pode comer manga verde, no entanto, é mais difícil de digerir e mastigar do que a manga madura.

Dessa forma, a manga verde deve ser evitada em cachorros mais velhos ou que tenham dificuldade para mastigar, por exemplo.

Cachorro pode comer o caroço da manga?

O cachorro não deve comer o caroço da manga, pois é a parte mais perigosa da fruta.

Isso acontece, não só porque o caroço contém pequenas quantidades de cianeto, que é um veneno natural, como também representa um risco de engasgamento e obstrução intestinal.

Manga faz mal para o cachorro?

A manga é um alimento seguro para o cachorro, desde que utilizado com moderação. Isso acontece porque é uma fruta muito rica em açúcares naturais, que os cachorros têm dificuldade para digerir. É por esse motivo que, se for consumida em excesso, a manga pode causar vômitos, diarreia ou dor de barriga.

Além disso, o caroço da manga contém pequenas quantidades de cianeto, que quando é consumido muito frequentemente pode acabar afetando a saúde do pet.

Veja uma lista de outras frutas seguras para o cachorro.

Quando ir ao veterinário

Na maior parte dos casos, se o seu cachorro comeu manga em excesso, comeu a casca da fruta ou mordeu o caroço, não existe motivo de preocupação, já que os sintomas tendem a ser leves e passageiros.

No entanto, se os sintomas forem muito intensos, se perceber que o seu pet está em sofrimento, perdeu o apetite ou se achar que a quantidade ingerida foi muito elevada, é recomendado consultar o veterinário.

AMERICAN KENNEL CLUB. Fruits and Vegetables Dogs Can or Can’t Eat. Link: https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/fruits-vegetables-dogs-can-and-cant-eat/. Acesso em 3 jul 2022

AMERICAN KENNEL CLUB. Can Dogs Eat Mango?. Link: https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/can-dogs-eat-mango/. Acesso em 3 jul 2022