Verme de gato: tipos, sintomas, tratamento e remédios

O tipo mais comum de vermes em gatos é a lombriga, no entanto, existem muitos outros que podem afetar o intestino, como é o exemplo da tênia, giárdia ou echinococcus.

Na maioria dos casos, os vermes em gatos não causam qualquer tipo de sintoma, mas existem animais que podem apresentar diarreia, vômitos, sensibilidade na barriga e perda de peso.

O ideal, é fazer a desparasitação frequente contra vermes intestinais, que geralmente é feita a cada 3 meses com remédios antivermífugos como Milbemax ou Drontal. Além disso, sempre que existir suspeita de infecção por vermes, é importante consultar o veterinário.

Tipos comuns de vermes em gatos

Os tipos mais comuns de vermes intestinais em gatos são:

1. Lombriga

As lombrigas, da espécie Toxocara cati e Toxascaris leonina, normalmente estão presentes nas fezes de outros animais e acabam infectando o ambiente, incluindo os solos.

Dessa forma, sempre que o gato brinca num solo contaminado ou come algum alimento que possa estar contaminado, acaba ingerindo os ovos deste tipo de verme, ficando infectado.

Embora seja mais raro, a infecção por lombrigas também pode passar da gata para os filhotes, através da amamentação.

2. Ancilóstomos

Os ancilóstomos são outro tipo muito comum de vermes em gatos. São pequenos parasitas, geralmente do tipo Ancylostoma tubaeforme e Ancylostoma braziliense, que podem ser ingeridos acidentalmente através de alimentos contaminados ou solos.

Este tipo de verme pode ainda infectar o gato através de pequenas feridas na pele.

3. Tênias

As tênias são vermes intestinais longos que crescem dentro do intestino após a sua ingestão, sendo semelhantes a minhocas.

Os tipos mais comuns de tênias são as do tipo Dipylidium caninum, que podem ser transmitidas pela picada de pulgas, e a Taenia taeniaformis, que é mais comum quando o gato caça e come algum pequeno roedor.

4. Giárdia

A infecção por giárdia, conhecida como giardíase, é outra causa importante para o aparecimento de problemas intestinais em gatos.

Normalmente, a infecção com giárdia surge quando o gato tem contato com as fezes de outros gatos e, por isso, é mais comum em gatos que vivem no exterior ou que vivem com outros gatos.

5. Toxoplasma

Os gatos são os principais hospedeiros para o Toxoplasma gondii, um tipo de verme intestinal que normalmente não causa sintomas em gatos, mas que pode passar para outros animais e humanos.

A infecção por toxoplasma normalmente acontece em gatos que se alimentam de carne crua.

Principais sintomas de vermes

Os sintomas mais comuns de vermes em gatos são:

• Diarreia;
  • Vômitos;
  • Perda de peso;
  • Alterações do apetite;
  • Sensibilidade na barriga.

Em filhotes, os vermes podem ainda provocar dificuldades de crescimento, alterações no pelo e dificuldade para respirar.

Também existem muitos gatos que não apresentam qualquer sintoma de vermes, especialmente nas fases iniciais da infecção. Dessa forma, a desparasitação interna é recomendada de forma regular, para eliminar qualquer verme, mesmo que não esteja provocando sintomas.

Como o gato pode ficar infectado?

O gato fica infectado por vermes intestinais quando ingere ovos desses parasitas. Isso normalmente acontece quando estão em contato frequente com grama, terra ou água, principalmente de lugares públicos, já que existe maior risco de estarem contaminados.

Além disso, a contaminação por vermes pode ainda acontecer em gatos que caçam outros animais e se alimentam de carne crua. Alguns tipos de vermes podem ainda ser transmitidos pela picada de pulgas e até através do leite materno.

O que fazer em caso de suspeita de vermes

O que se deve fazer sempre que existir suspeita de vermes no gato é consultar o veterinário. O veterinário irá avaliar os sintomas e indicar o tratamento mais adequado.

Opções de tratamento para vermes de gato

O tratamento para vermes intestinais em gatos normalmente é feito com o uso de vermífugos receitados pelo veterinário. Esses medicamentos paralisam e eliminam os vermes presentes no intestino.

Remédios para verme de gato

Alguns exemplos de remédios que podem ser indicados pelo veterinário são:

Como prevenir novas infecções

A melhor forma de prevenir infecções por vermes é através da desparasitação interna regular, que deve ser feita a cada 3 meses ou de acordo com as orientações do veterinário.

Também se deve ter alguns cuidados de higiene, como:

• Limpar diariamente a areia do gato;
  • Lavar semanalmente a caixa de areia do gato;
  • Fazer a desparasitação externa regularmente.

Além disso, evitar que o gato se alimente de carne crua e que esteja em contato direto com animais de rua também são boas práticas para evitar a infecção por vermes.

Referências:
  • INTERNATIONAL CAT CARE. Worming your cat. Link: https://icatcare.org/advice/worming-your-cat/. Acesso em 18 out 2022
  • CORNELL UNIVERSITY. Gastrointestinal Parasites of Cats. Link: https://www.vet.cornell.edu/departments-centers-and-institutes/cornell-feline-health-center/health-information/feline-health-topics/gastrointestinal-parasites-cats. Acesso em 18 out 2022
  • VCA ANIMAL HOSPITALS. Internal Parasites in Cats. Link: https://vcahospitals.com/know-your-pet/internal-parasites-in-cats. Acesso em 18 out 2022
  • MEDIVET. Worms In Cats. Link: https://www.medivet.co.uk/pet-care/pet-advice/worms-in-cats/. Acesso em 18 out 2022