Simparic: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O simparic é um comprimido mastigável para cachorros utilizado no tratamento e prevenção de infestações por pulgas, carrapatos e sarna.

Este medicamento está disponível em 6 tamanhos de comprimido: 5, 10, 20, 40, 80 e 120 mg. Pode ser usado a partir das 8 semanas de vida ou quando o cachorro ultrapassa 1,3 kg de peso.

Embora seja vendido em clínicas veterinárias e petshops sem necessidade de receita médica, o simparic só deve ser usado com orientação de um veterinário.

Para que serve

O simparic é utilizado no tratamento e prevenção de pulgas, carrapatos, ácaros e sarna, em cachorros adultos e filhotes.

O simparic também evita a transmissão da doença de Lyme e outras doenças causadas por carrapatos.

Simparic serve para vermes intestinais?

O simparic não faz o tratamento de vermes intestinais, sendo indicado apenas para a desparasitação externa de pulgas, carrapatos, ácaros e sarna.

Para prevenir e tratar vermes intestinais é aconselhado utilizar algum outro medicamento específico para desparasitação interna, como Milbemax, Drontal plus ou Natu Verm, por exemplo.

Como funciona o simparic

O simparic contém sarolaner na sua composição, uma substância que atua ao nível neuromuscular dos insetos, causando a morte rápida de ácaros como pulgas e carrapatos.

O efeito do simparic está completo após 48 horas da administração do medicamento.

Como usar simparic

O comprimido de simparic é mastigável e, por isso, pode ser dado diretamente ao cachorro ou adicionado na comida.

A posologia do simparic varia de acordo com o peso do cachorro:

Peso Comprimido de simparic Número de comprimidos
1,3 a 2,5 kg Simparic 5 mg 1
2,6 a 5 kg Simparic 10 mg 1
5,1 a 10 kg Simparic 20 mg 1
10,1 a 20 kg Simparic 40 mg 1
20,1 a 40 kg Simparic 80 mg 1
40,1 a 60 kg kg Simparic 120 mg 1

Cachorros com mais de 60 kg devem receber uma combinação de comprimidos, de forma a atingir 2 mg de sarolaner por cada kg de peso.

Em todos os casos, é recomendado consultar um veterinário para saber a dose de tratamento com simparic.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do simparic são vômitos, diarreia e perda de apetite. No entanto, estes efeitos são raros.

Este medicamento é considerado bastante seguro, especialmente se utilizado na dosagem recomendada (2mg/kg).

Contraindicações do simparic

Não existem contraindicações conhecidas do simparic, no entanto, o medicamento nunca foi testado em cadelas prenhas ou lactantes. Dessa forma, só deve ser usado nessas situações com indicação do veterinário.

O simparic não deve ser usado em gatos ou humanos.

• ZOETIS. Simparic (sarolaner) Comprimidos Mastigáveis. Link: <https://www2.zoetis.com.br/content/pt/pages/Especies/Caes-e-Gatos/Simparic/pdf/bula-simparic.pdf>. Acesso em 2 jan 2023
  • ZOETIS. Simparic: combate pulgas e carrapatos em cães. Link: <https://www2.zoetis.com.br/especies/caes-e-gatos/simparic/>. Acesso em 2 jan 2023