Existem alguns remédios e truques naturais que estimulam o funcionamento do intestino do cachorro, tendo um efeito laxante que ajuda a combater a prisão de ventre. Alguns exemplos são o purê de abóbora, o azeite ou o óleo de coco.
Embora na maioria dos casos, o cachorro fique sem defecar devido a prisão de ventre e fezes secas, também pode acontecer devido a situações mais graves, como alterações intestinais, obstrução ou tumores.
Por isso, quando o cachorro fica mais de 3 dias sem defecar ou apresenta sintomas como cansaço excessivo, perda de peso, vômitos ou sensibilidade na região do abdômen, é importante consultar o veterinário, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais indicado.
Remédios caseiros laxantes para cachorro
Os melhores remédios caseiros, 100% naturais, com efeito laxante para ajudar o cachorro a defecar são:
1. Purê de abóbora
O purê de abóbora é um excelente remédio caseiro para ajudar o cachorro a defecar, pois além de ser muito rico em água, também contém altas quantidades de fibras solúveis, que ajudam a tornar as fezes mais macias, facilitando o funcionamento do intestino.
Como usar: adicionar entre 2 a 4 colheres de sopa, de purê de abóbora na ração do cachorro, optando sempre por usar purê 100% abóbora, idealmente preparado em casa (sem a adição de sal, alho ou outros condimentos).
2. Azeite de oliva
O azeite de oliva também é uma opção muito simples e bastante eficaz para estimular o funcionamento do intestino, já que cria uma camada lubrificante que ajuda na eliminação das fezes.
Como usar: colocar uma colher de sopa de azeite por cima da ração do cachorro. Caso o cachorro apresente diarreia, deve-se diminuir a quantidade de azeite.
3. Óleo de coco
Assim como o azeite, o óleo de coco também é um ingrediente que ajuda a lubrificar as o sistema digestivo, facilitando a eliminação das fezes.
Além disso, o óleo de coco também apresenta propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que ajudam a melhorar a saúde intestinal, evitando possíveis infecções que dificultam o trabalho do intestino.
Como usar: adicionar 1 colher de sopa de óleo de coco na ração do cachorro.
4. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã é um alimento fermentado e, por isso, é um probiótico natural, o que significa que estimula o desenvolvimento de bactérias saudáveis no intestino, facilitando o seu funcionamento e ajudando na eliminação das fezes.
No entanto, vale lembrar que o sabor do vinagre pode não ser apelativo para todos os cães.
Como usar: adicionar algumas gotas de vinagre de maçã na ração ou na água do cachorro.
5. Caldo de gengibre e frango
O caldo de gengibre com frango é uma ótima forma de hidratar o cachorro, tornando as fezes mais macias e facilitando o trabalho do intestino. Além disso, o gengibre também tem um efeito anti-inflamatório e estimulante dos movimentos intestinais, combatendo a prisão de ventre.
Como usar: fazer um pouco de caldo de frango e adicionar 2 a 3 gramas de gengibre. Deixar ferver entre 5 a 10 minutos e depois oferecer frio ao cachorro. Caso o cachorro não queira beber o caldo, pode-se virar o caldo por cima da ração, por exemplo. É importante lembrar que o caldo não deve ser preparado com cebola, alho ou sal.
Como evitar a prisão de ventre em cachorros
Embora existam alguns remédios caseiros naturais e seguros para ajudar o cachorro a defecar, a prisão de ventre é um problema relativamente fácil de evitar. Para isso, o mais importante é garantir que o cachorro tenha acesso a água fresca durante todo o dia, para evitar a desidratação e o ressecamento das fezes.
Uma boa dica para para cachorros que não gostam de beber água durante o dia, é oferecer comida úmida, que contém elevadas quantidades de água, que acabam sendo consumidas, mesmo que o cachorro não esteja, de fato, bebendo.
Além disso, o exercício físico também é muito importante, já que estimula o funcionamento do intestino. Assim, se o cachorro não tiver acesso ao exterior, nem espaço para correr, é importante passeá-lo e fazer algum exercício, pelo menos 2 vezes por dia.
Quando ir ao veterinário
É importante levar o cachorro ao veterinário quando o cachorro não defeca por mais de 3 dias ou surgem sintomas como:
- Cansaço excessivo:
- Vômitos;
- Barriga inchada e sensível;
- Liberação de muco pelo ânus.
Na maioria dos casos, a prisão de ventre é apenas passageira, melhorando em poucos dias. No entanto, também pode ser um sinal de problemas mais sérios que precisam de um tratamento adequado.
Referências
AKC PET INSURANCE. Home Remedies for Dog Constipation. Link: <https://www.akcpetinsurance.com/blog/home-remedies-for-dog-constipation>. Acesso em 05 out 2023
WEBMD. Dog Constipation Causes and Treatment. Link: <https://www.webmd.com/pets/dogs/dog-constipation-causes-treatment>. Acesso em 05 out 2023
PETGUIDE. 8 Sure-Fire Dog Constipation Home Remedies. Link: <https://www.petguide.com/health/dog/sure-fire-dog-constipation-home-remedies/>. Acesso em 05 out 2023