Mercepton gotas: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O mercepton é um remédio antitóxico utilizado em casos de envenenamento por plantas, medicamentos ou alimentos contaminados, em animais.

Este medicamento contém na sua composição acetilmetionina e cloreto de colina, duas substâncias que estimulam a liberação de bile, facilitando a eliminação de toxinas do corpo.

O mercepton pode ser utilizado em gatos e cachorros, mas seu uso deve ser sempre feito com orientação de um veterinário.

Para que serve

O mercepton serve para o tratamento de intoxicações causadas por:

• Plantas venenosas/tóxicas;
  • Alimentos contaminados;
  • Medicamentos, principalmente vermífugos e antibióticos;
  • Produtos de limpeza.

Também pode ser usado em qualquer tratamento prolongado que possa causar problemas gástricos, prevenindo o surgimento desses efeitos.

Mercepton injetável

O mercepton injetável geralmente é utilizado em animais de grande porte, como vacas, cavalos ou cabras, por exemplo. Mas também pode ser usado em cachorros e gatos, no veterinário.

Como usar mercepton

O uso de mercepton deve ser sempre orientado pelo veterinário, mas de forma geral é indicado de acordo com o seguinte esquema:

• Gatos e cachorros pequenos: 20 a 30 gotas, 2 a 3 vezes ao dia;
  • Filhotes de raça grande: 30 gotas, 2 a 3 vezes ao dia;
  • Cachorros de raça grande adultos: 35 a 70 gotas, 2 a 3 vezes ao dia.

O mercepton deve ser administrado diretamente na boca do animal, todos os dias, até ao desaparecimento dos sintomas, ou de acordo com a orientação do veterinário.

Para ajudar na administração do medicamento, também se pode utilizar uma seringa sem agulha.

Efeitos colaterais e contraindicações

A bula do mercepton não relata qualquer tipo de efeito colateral ou contraindicações.

No caso de surgir algum sintoma ou dúvida, é aconselhado consultar o veterinário.

Composição do mercepton gotas

A tabela a seguir apresenta a composição do mercepton gotas, por cada 100 mL:

Composto Quantidade
Acetilmetionina 15 g
Cloreto de colina 10 g
Inositol 1 g
Nicotinamida 1 g
Pantotenato de cálcio 0,5 g
Vitamina B2 0,05 g
Vitamina B6 0,25 g
Vitamina B12 0,005 g
  • LABORATÓRIO BRAVET. Mercepton Oral: Uso Veterinário. Link: https://bravet.com.br/files/product/download/34/Mercepton-Oral-EE.pdf. Acesso em 5 nov 2022