Ivercanis: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O Ivercanis é um medicamento antiparasitário indicado para o tratamento da sarna sarcóptica em cachorros.

O princípio ativo do Ivercanis é a ivermectina, uma substância que afeta a mobilidade do parasita da sarna, o Sarchoptes Scabiei, fazendo com que perca sua fixação e acabe morrendo.

O Ivercanis pode ser comprado nas dosagens de 3 mg ou 6 mg, dependendo do tamanho e peso do cachorro. A melhor dosagem e o esquema de tratamento devem ser sempre orientados por um veterinário.

Para que serve

O Ivercanis serve para fazer o tratamento da sarna sarcóptica em cachorros com mais de 6 meses de vida.

Ivercanis serve para carrapato?

O Ivercanis não está indicado para o tratamento de carrapatos, devendo ser usado apenas para o tratamento da sarna sarcóptica, e sob orientação de um veterinário.

Como usar o Ivercanis

O Ivercanis deve ser usado na dosagem de 3 mg para cada 15 kg de peso, em dose única.

Por norma, as doses indicadas de acordo com o peso são:

  • até 7,5kg: ½ comprimido de 3 mg;

  • até 15kg: 1 comprimido de 3 mg;

  • até 22,5kg: 1 ½ comprimido de 3 mg;

  • Mais de 30 kg: 1 comprimido de 6 mg.

Independente do esquema, a dosagem deve ser sempre orientada por um veterinário, de acordo com as características e o histórico de saúde do cachorro.

Em infestações mais graves a dose de tratamento pode ser repetida mais 1 ou 2 vezes, com intervalo de 7 dias.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Ivercanis são cansaço, tremores, salivação excessiva, sonolência, vômitos e diarreia.

Além disso, em alguns casos, podem ainda surgir dificuldades de movimentação, tremores, dificuldade para respirar ou perda de peso. Nesses casos, é importante consultar o veterinário para avaliar a necessidade de suspender o tratamento ou reduzir a dose do medicamento.

Contraindicações do Ivercanis

O Ivercanis não deve ser administrado em cães da raça Collie, Pastor de Shetland, Border Collie, Old English Sheepdog, Australian Sheepherd (Pastor Australiano) e nos cruzamentos destas raças. Também se recomenda o acompanhamento rigoroso das raças Galgo Afegão, Saluki, Whippet, Greyhound e Samoyed.

O Ivercanis deve ainda ser evitado em cadelas prenhas, no período de lactação e em filhotes com menos de 6 meses.

Referências
  • WORLD VETERINÁRIA. Bula Ivercanis comprimidos Ivermectina 3 mg. Link: <https://worldveterinaria.com.br/wp-content/uploads/2018/02/IverCanis-3mg-Bula.pdf>. Acesso em 30 ago 2023
  • WORLD VETERINÁRIA. Bula Ivercanis comprimidos Ivermectina 6 mg. Link: <https://worldveterinaria.com.br/wp-content/uploads/2018/02/IverCanis-6mg-Bula.pdf>. Acesso em 30 ago 2023