Dermatite em cachorro: sintomas, causas e tratamento

O que é:

A dermatite canina é uma inflamação da pele do cachorro, que pode causar sintomas como coceira intensa, perda de pelo e manchas vermelhas.

Na maior parte dos casos, a dermatite do cachorro é causada por uma alergia, no entanto, existem outros motivos para o aparecimento de uma inflamação na pele, desde picadas de pulgas, até infecções ou doenças.

Quando existe suspeita de dermatite, ou quando surgem alterações na pele do cachorro, é recomendado consultar o veterinário, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Sintomas de dermatite canina

Os sintomas mais comuns da dermatite em cachorros são:

• Coceira intensa na pele;
  • Aparecimento de caspa no pelo;
  • Perda de pelo em alguns locais;
  • Manchas vermelhas na pele;
  • Cheiro estranho no pelo.

Devido à coceira, cachorros com dermatite geralmente ficam se roçando frequentemente em tapetes e até no chão.

Dependendo da causa, os sintomas também podem aparecer e desaparecer por períodos.

Na presença de sintomas que indiquem a presença de algum problema na pele, é importante consultar o veterinário, para identificar a causa e iniciar o tratamento.

O que causa dermatite em cachorros

A principal causa de dermatite em cachorros é a alergia, que pode ser a poeiras ou pólen, mas também a algum tipo de tecido, produto de limpeza e até à ração.

Além disso, outra causa comum é a picada de pulgas e outros parasitas, assim como a infecção por algum tipo de fungo ou bactéria.

Dermatite atópica em cachorros

Existem ainda cachorros que podem apresentar dermatite sem nenhuma causa aparente. Nesses casos, a inflamação é conhecida como “dermatite atópica” e é mais frequente em algumas raças:

• Golden Retriever;
  • Labrador Retriever;
  • Boxer;
  • Dálmata;
  • Shar-Pei chinês;
  • Shih Tzu.

Estas raças apresentam uma predisposição genética maior para desenvolver dermatite atópica, mas isso não significa que todos os cachorros irão desenvolver a condição.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico de dermatite canina normalmente é feito através da observação dos sintomas e avaliação do histórico de saúde do cachorro.

Além disso, o veterinário pode ainda utilizar alguns exames, como a raspagem da pele ou citologia, para tentar identificar a causa da dermatite.

Tratamento para dermatite em cachorro

O tratamento para dermatite em cachorro deve ser sempre orientado por um veterinário, pois é muito importante identificar a causa da inflamação para adequar os remédios que devem ser utilizados.

Dependendo da causa, o veterinário poderá indicar o uso de shampoos ou pomadas com corticoides, antibióticos e/ou antifúngicos, por exemplo.

Além disso, no caso de uma alergia, é muito importante evitar os fatores “gatilho”, isto é, as substâncias que parecem causar alergia no cachorro e agravar os sintomas.

Nos casos mais difíceis de controlar, o veterinário pode ainda receitar o uso de comprimidos antialérgicos ou corticoides, para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas.

Cuidados para aliviar os sintomas

Alguns cuidados que parecem ajudar a diminuir a inflamação da pele e aliviar os sintomas são:

• Utilizar apenas produtos indicados pelo veterinário ou específicos para pele de cachorro;
  • Garantir uma alimentação balanceada e evitar oferecer comidas preparadas para humanos;
  • Secar muito bem o pelo depois do banho, especialmente na raiz para evitar infecções por fungos;
  • Fazer a desparasitação regular do cachorro;
  • Manter a casa limpa e sem poeira, incluindo os acessórios do cachorro.

Outra forma de evitar o aparecimento de dermatites e também aliviar alguma inflamação existente é evitando o contato com outros animais aparentemente doentes.

Remédio caseiro para dermatite em cachorro

Um excelente remédio caseiro para dermatite em cachorro é o banho de aveia. A aveia possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes que diminuem a inflamação e a coceira, especialmente no caso de problemas de pele.

Para preparar este banho basta triturar ½ a 1 xícara de aveia simples num liquidificador e depois adicionar na água do banho do cachorro, até formar um líquido esbranquiçado semelhante a leite.

Por fim, deve-se dar banho ao cachorro com o preparado e massagear bem o pelo. Deixar atuar por 10 minutos e retirar com água limpa morna.

• ANIMAL TRUST. Dermatitis in Dogs. Link: https://www.animaltrust.org.uk/conditions/dermatitis-dogs/. Acesso em 22 out 2022
  • ANIMAL MEDICAL CENTER OF SOUTHERN CALIFORNIA. Canine Allergic Dermatitis: Causes and Treatment Options. Link: https://animalmedcenter.com/canine-allergic-dermatitis/. Acesso em 22 out 2022
  • VCA. Atopic Dermatitis (Atopy) in Dogs. Link: https://vcahospitals.com/know-your-pet/inhalant-allergies-atopy-in-dogs. Acesso em 22 out 2022
  • VCA. Yeast Dermatitis in Dogs. Link: https://vcahospitals.com/know-your-pet/yeast-dermatitis-in-dogs. Acesso em 22 out 2022