Coleira seresto: para que serve, como usar e efeitos colaterais

A coleira seresto é uma forma simples e eficaz de eliminar pulgas e de repelir e eliminar carrapatos, sem que seja necessário que os parasitas piquem a pele do cachorro.

A coleira antipulgas da seresto funciona por contato, o que significa que, ao contrário dos comprimidos antiparasitários externos, não precisa da picada da pulga ou do carrapato para funcionar, diminuindo não só a coceira (da picada), mas também o risco de transmissão de doenças.

Existem 2 tipos de coleiras seresto para cachorro: até 8 kg e acima de 8 kg, que devem ser escolhidas de acordo com o peso do cachorro. A proteção da coleira antipulgas seresto dura até 8 meses.

Para que serve

A coleira seresto serve para proteger o cachorro contra:

  • Pulgas adultas e larvas;
  • Carrapatos.

As substâncias presentes na coleira seresto tanto eliminam as pulgas e os carrapatos, como evitam uma nova infestação.

Quanto tempo dura o efeito da coleira?

O efeito de proteção da coleira seresto começa após 24 a 48h e dura até 8 meses.

Como usar/colocar a coleira seresto

A coleira seresto deve ser escolhida de acordo com o peso do cachorro. Existe uma coleira maior (70 cm) para cachorros com mais de 8kg e uma coleira menor (38 cm) para cachorros com menos de 8kg.

A coleira é muito simples de usar e colocar. Basta retirar a tira de plástico da embalagem e colocar à volta do pescoço do cachorro. Depois deve-se passar a extremidade solta da coleira pelas 2 argolas e apertar, até que caibam dois dedos entre a coleira e o pescoço do cachorro.

Por fim, deve-se cortar o excesso de tira que sobra (deixando 2 cm após a argola) e ir verificando regularmente o ajuste da coleira.

A partir de que idade se pode usar a coleira seresto?

A coleira seresto está indicada para cachorros com mais de 7 semanas.

Como funciona a coleira seresto

A coleira seresto possui duas substâncias: imidacloprida e flumetrina, que são liberadas gradualmente na pele e pelo do cachorro durante 8 meses. Essas substâncias repelem pulgas e carrapatos apenas através do contato, não sendo necessária a picada pelos parasitas.

Possíveis efeitos colaterais

A coleira seresto é bastante segura, no entanto, alguns cachorros podem desenvolver efeitos colaterais no local de aplicação, especialmente vermelhidão, coceira e perda de pelo, que desaparecem ao fim de 1 a 2 semanas. Porém, caso o cachorro pareça muito desconfortável, deve-se consultar o veterinário, para avaliar a necessidade de retirar a coleira temporariamente.

Nos casos em que surja inflamação ou sangramento no local de aplicação da coleira, é recomendado tirar a coleira e depois informar o veterinário.

Além destes efeitos, cachorros que nunca utilizaram coleira podem mostrar alteração do comportamento nos primeiros dias, podendo se esconder, latir, ficar mais inquietos ou ficar se limpando por mais tempo que o normal.

É perigoso se o cachorro roer a coleira?

As substâncias da coleira seresto estão armazenadas na matriz da tira e, por isso, é comum que não sejam liberadas caso o cachorro morda um pouco na coleira. Ainda assim, após morder a coleira seresto, alguns cachorros podem apresentar sintomas gastrointestinais moderados, como diarreia ou vômitos. Se esses sintomas forem muito intensos ou demorarem mais de 1 dia para desaparecer, é aconselhado consultar o veterinário.

A melhor forma de evitar que o cachorro não morda a coleira é garantindo que fica bem ajustada no pescoço.

Referências:
  • DGAV. Seresto cão grande: Resumo das características do medicamento. Link: https://www.bayer.com/sites/default/files/2020-11/seresto-cao-grande.pdf. Acesso em 31 jul 2022
  • SERESTO. Seresto. Link: https://pt.seresto.com/seresto/dog-8-meses. Acesso em 31 jul 2022