Cachorro vomitando amarelo: 6 causas (e o que fazer)

O cachorro normalmente vomita amarelo quando tem o estômago vazio. No entanto, também pode ser sinal de alergias, pancreatite ou úlceras, especialmente quando o vômito é muito frequente ou aparece com outros sintomas.

Se o cachorro apresentar vômito amarelo frequente ou se tiver outros sintomas como diarreia, presença de sangue no vômito ou perda de apetite, é aconselhado consultar o veterinário, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

O que pode ser cachorro vomitando amarelo?

As principais causas que podem deixar o cachorro vomitando amarelo são:

1. Estômago vazio

O estômago vazio é a causa mais comum de vômito amarelo no cachorro. Acontece devido à irritação do estômago pela bile, que é um líquido amarelado e ácido liberado pela vesícula para ajudar na digestão. Nestes casos, é normal que o cachorro vomite uma espuma amarela.

O que fazer: caso o vômito tenha surgido após o cachorro ficar muitas horas sem comer, é recomendado dar pequenas porções de ração com alguns minutos de intervalo, para avaliar se o vômito não volta a surgir.

2. Ter comido grama

Quando o cachorro come grama é normal que ao fim de alguns minutos acabe vomitando espuma amarela.

Embora não se saiba ao certo a razão pela qual o cachorro come grama, é possível que seja um mecanismo de cura natural para problemas no estômago.

O que fazer: não existe problema se o cachorro comer grama, no entanto, é recomendado evitar a grama que cresce na rua ou na casa de outras pessoas, já que pode conter fertilizantes ou pesticidas que podem ser prejudiciais para a saúde do cachorro.

3. Alergias

As alergias, especialmente as alergias alimentares, também podem causar o aparecimento de vômito amarelado. A alergia mais comum é a alergia à ração, que tende a ser mais frequente em comidas que contêm frango ou trigo.

Além do vômito, as alergias também costumam causar inflamação da pele, conhecida como dermatite, que causa muita coceira. Entenda melhor as causas da dermatite canina e o que fazer.

O que fazer: se existir suspeita de alergia à comida é aconselhado experimentar outras rações com ingredientes diferentes, especialmente sem frango ou trigo. As rações com menor risco de causar alergia são aquelas que contêm salmão.

4. Uso de medicamentos

Alguns medicamentos, como os analgésicos ou anti-inflamatórios, podem causar irritação do sistema gastrointestinal e levar ao aparecimento de vômito amarelo no cachorro, especialmente quando o animal não consegue comer muito.

O que fazer: sempre que possível deve-se tentar estimular o animal a comer antes de oferecer os remédios, desde que não haja indicação contrária do veterinário. Caso o vômito não melhore, deve-se ir ao veterinário.

5. Problemas de estômago

O vômito amarelo também pode ser sinal de algum problema no estômago, desde situações mais simples como vermes intestinais e viroses, até problemas mais sérios como doença inflamatória, úlceras ou pancreatite.

Nestas situações, é normal que além do vômito surjam outros sintomas como perda de peso, diminuição do apetite, diarreia, cansaço excessivo e até a presença de sangue no vômito.

O que fazer: sempre que existir suspeita de um problema no estômago é recomendado consultar o veterinário, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, que normalmente é feito com remédios. Nos casos mais graves, como pancreatite, o cachorro pode precisar ficar internado durante alguns dias.

6. Intoxicação/envenenamento

Embora seja mais raro, a intoxicação com substâncias tóxicas ou venenosas também pode causar o aparecimento de vômito amarelo no cachorro. Nestes casos, o vômito tende a ser muito intenso e podem surgir outros sintomas como salivação excessiva, diarreia com sangue e alterações no comportamento.

O que fazer: quando existe suspeita de intoxicação ou envenenamento é muito importante ir imediatamente ao veterinário. Se possível, também se deve levar todas as informações importantes para identificar a substância ingerida. Se tratado cedo, o cachorro pode ter altas chances de sobreviver.

Quando ir ao veterinário

É aconselhado ir ao veterinário quando o cachorro está vomitando amarelo muito frequentemente ou quando surgem outros sintomas como:

• Vômito com sangue;
  • Diarreia;
  • Cansaço excessivo;
  • Diminuição do apetite;
  • Perda de peso.

Quando o vômito acontece num episódio isolado e sem outros sintomas não é motivo de preocupação. Porém, é importante ficar atento para verificar se volta a acontecer ou se é acompanhado por algum destes sintomas. Se isso acontecer, deve-se ir imediatamente ao veterinário.

• AKC. Dog Vomiting: Causes, Diagnosis, and Treatment. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/health/dog-vomiting-causes-diagnosis-and-treatment/>. Acesso em 1 nov 2022
  • MICHELSON FOUND ANIMALS. Dog Vomiting 101: Why it Happens. Link: <https://www.foundanimals.org/dog-vomiting-101-why-dogs-vomit/>. Acesso em 1 nov 2022
  • FETCH. Causes of Dog Vomiting. Link: <https://pets.webmd.com/dogs/vomiting-dogs-causes-treatment>. Acesso em 1 nov 2022