Cachorro soltando pum: 6 causas (e o que fazer)

O cachorro normalmente solta muito pum devido a alterações na dieta, seja por causa de um novo alimento ou por mudança de ração, por exemplo.

No entanto, o excesso de gases em cachorros também pode indicar infecções intestinais, intolerância alimentar, vermes ou doenças crônicas, como intestino irritável.

Quando a flatulência é muito frequente, ou o cachorro libera puns muito fedidos, o ideal é consultar o veterinário para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso medicamentos ou apenas alterações na dieta.

6 causas de gases no cachorro

As principais causas de excesso de pum em cachorros são:

1. Alterações na dieta

Qualquer alteração na dieta habitual do cachorro pode levar à produção e liberação aumentada de gases intestinais. Isso acontece principalmente quando se oferece snacks ou rações com ingredientes de baixa qualidade, que tendem a ser mais difíceis de digerir.

Porém, os gases também podem acontecer pela ingestão de alimentos que facilitam a flatulência, como feijão, frutas ou ervilhas, por exemplo.

O que fazer: sempre que possível deve-se oferecer ração com alimentos de qualidade, que sejam facilmente digeridos. Além disso, quando for necessário introduzir um novo alimento ou snack na dieta do cachorro, deve-se fazer gradualmente e observar o surgimento de gases. Caso algum alimento cause gases, deve ser evitado ou oferecido em menor quantidade.

2. Ingestão de ar

Muitas vezes, o aumento da flatulência no cachorro também está relacionada com a maior ingestão de ar, que pode acontecer quando o cachorro está muito estressado ou entusiasmado.

Além disso, a ingestão de ar também pode acontecer se a comida for oferecida pouco tempo após fazer exercício físico, por exemplo.

O que fazer: a ingestão de ar não é uma causa grave de gases, por isso pode-se esperar que passe. No entanto, para evitar que volte a acontecer deve-se tentar manter o cachorro calmo e também evitar oferecer comida ou snacks logo após a realização de exercício.

3. Intolerância alimentar

Outra causa relativamente comum que pode deixar o cachorro soltando pum é a intolerância alimentar. Acontece quando o sistema digestivo do cachorro não consegue digerir corretamente algum tipo de alimento, geralmente pão, leite ou derivados, resultando num aumento da produção de gases intestinais.

Nestes casos, além dos gases, o cachorro pode apresentar outros sintomas como coceira na pele, vômitos, cansaço e falta de apetite.

O que fazer: sempre que se desconfiar de alguma intolerância ou alergia alimentar é importante consultar o veterinário e evitar oferecer o alimento para o cachorro. É também importante ler o rótulo de todos os snacks e rações para evitar aqueles que incluem ingredientes que possam causar intolerância.

4. Infecção intestinal

A infecção intestinal normalmente acontece quando o cachorro ingere algum alimento ou água contaminados. Além dos gases, o cachorro pode apresentar diarreia, vômitos, cansaço, perda de apetite e febre.

O que fazer: se existir suspeita de uma infecção intestinal é importante consultar o veterinário para iniciar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de um antibiótico. Além disso, é importante garantir que o cachorro bebe bastante água para evitar a desidratação, especialmente se estiver com diarreia ou vomitando.

5. Vermes intestinais

Os vermes intestinais são outra das causas que podem deixar o cachorro soltando muito pum. Embora alguns cachorros possam não apresentar qualquer sintoma de vermes, é relativamente comum o aparecimento de gases, diarreia e cansaço, por exemplo.

Os vermes intestinais são mais comuns em cachorros de rua ou que não fazem a desparasitação regular.

O que fazer: deve-se consultar um veterinário para iniciar o tratamento com um vermífugo. É também aconselhado fazer a desparasitação interna regular do cachorro, geralmente a cada 3 meses, com o uso de remédios como Drontal, Milbemax ou Nexgard.

6. Doenças crônicas intestinais

Embora seja mais raro, as doenças crônicas intestinais também podem causar o aparecimento regular de flatulência em cachorros. A doença mais comum é a síndrome do intestino irritável, mas também existem outras mais sérias que devem ser avaliadas, como doença inflamatória intestinal ou tumores, por exemplo.

Nestes casos, além de gases frequentes, são comuns outros sintomas como diarreia, prisão de ventre, cansaço excessivo, perda de apetite e, até, perda de peso.

O que fazer: sempre que existir suspeita de uma doença crônica intestinal é importante consultar o veterinário para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Como eliminar gases no cachorro

Além de identificar a causa e iniciar o tratamento adequado, existem alguns cuidados que podem ajudar a diminuir a produção de gases no cachorro, especialmente quando não existe suspeita de doenças. Esses cuidados incluem:

• Evitar dar restos de comida para o cachorro;
  • Não oferecer leite ou derivados;
  • Evitar incluir na dieta alimentos que aumentam a produção de gases, como feijão, aveia, ervilhas ou frutas com casca, por exemplo;
  • Oferecer pequenas quantidades de comida ao longo do dia.

Além disso, garantir que o cachorro faz exercício físico regular também é uma ótima forma de estimular a liberação de gases e manter o intestino saudável.

Quando ir ao veterinário

É aconselhado ir ao veterinário sempre que não é possível identificar a causa da flatulência no cachorro. No entanto, a consulta é mais urgente quando existem sintomas como:

• Perda de peso;
  • Alterações no apetite;
  • Cansaço excessivo;
  • Vômitos e diarreia;
  • Fezes com sangue.

Mesmo quando a causa da flatulência não é grave, o veterinário pode receitar o uso de medicamentos, como a simeticona, para diminuir a produção de gases e aliviar o desconforto do cachorro.

• VCA. Flatulence in Dogs Link: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/flatulence-in-dogs>. Acesso em 7 jan 2023
  • AKC. How to Stop Dog Farts Link: <https://www.akc.org/expert-advice/health/how-to-stop-dog-farts/>. Acesso em 7 jan 2023
  • AKC. Help! My Dog Has Terrible Gas Link: <https://www.akc.org/expert-advice/health/help-my-dog-has-terrible-gas/>. Acesso em 7 jan 2023
  • FETCH. Flatulence in Dogs Link: <https://pets.webmd.com/dogs/flatulence-dogs>. Acesso em 7 jan 2023