Cachorro pode comer uva? e uva passa?

O cachorro não pode comer uva, pois é uma fruta altamente tóxica que pode causar graves problemas renais e morte.

Embora não se conheça a razão, a uva deve ser completamente retirada da alimentação do cachorro, independente do tipo de uva (verde, roxa, rubi…) e da raça, idade ou tamanho do pet.

Também não existe uma quantidade de uva considerada segura, por isso, o ideal é que nenhuma uva seja dada, mesmo que pequena.

Confira uma lista das frutas que o cachorro pode comer.

Sintomas de intoxicação por uva

Quando o cachorro come uva podem surgir sintomas de intoxicação como:

• Perda de apetite;
  • Cansaço incomum;
  • Vômitos ou diarreia;
  • Sensibilidade na região da barriga;
  • Aumento da sede e produção de urina.

Estes sintomas surgem poucos minutos ou poucas horas após ingerir a uva. Em alguns casos, a uva pode até causar insuficiência renal, o que faz com que os rins do cachorro deixem de funcionar, sendo fatal.

Porque não pode dar uva para o cachorro?

Não se conhece a causa exata, no entanto, a uva é um alimento muito tóxico para o cachorro, que afeta os rins e coloca a vida em risco.

Cachorro pode comer uva passa?

A uva passa não deve ser dada para o cachorro, pois continua sendo altamente tóxica. O mesmo se aplica para outros tipos de uva, como sultanas, e até suco de uva.

Existe quantidade segura de uva?

Não existe uma quantidade de uva que seja considerada segura para cachorros. A toxicidade varia de um cachorro para outro. Por isso, nunca se deve oferecer uva para o cachorro.

Quanto maior a quantidade de uva ingerida, maior o risco de surgirem sintomas ou complicações graves.

O que fazer se o cachorro comeu uva

Se o cachorro comer uva, o ideal é consultar um veterinário assim que possível, para que seja avaliado. Muitas vezes, o veterinário poderá recomendar a indução do vômito, para retirar o pedaço de uva do estômago e evitar que seja absorvido.

Porém, se o cachorro comeu apenas uma quantidade muito pequena e não demonstra sintomas, pode-se manter o animal sob observação nas 24 horas seguintes e ir ao veterinário caso surja algum sinal ou sintoma de intoxicação.

Outros alimentos tóxicos para o cachorro

Outros alimentos que são tóxicos para o cachorro e que devem ser evitados são:

• Cebola;
  • Alho;
  • Chocolate;
  • Cacau;
  • Noz-macadâmia.

Antes de oferecer qualquer alimento para o cachorro é importante consultar o veterinário ou procurar informação sobre a sua segurança.

Alimentos seguros para o cachorro

Embora existam alimentos tóxicos para o cachorro, também existem muitos que podem ser oferecidos e que podem ser muito saudáveis, como é o caso do ovo, do tomate ou da banana, por exemplo.

• AMERICAN KENNEL CLUB. Can Dogs Eat Grapes. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/can-dogs-eat-grapes/>. Acesso em 31 jul 2022
  • ASPCA. People Foods to Avoid Feeding Your Pets. Link: <https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/people-foods-avoid-feeding-your-pets>. Acesso em 31 jul 2022