O cachorro pode comer pepino, pois é um alimento completamente seguro, que tem poucas calorias e muita água, sendo uma opção muito saudável para oferecer como snack.
Além disso, o pepino também é muito rico em vitaminas e minerais, o que traz vários benefícios para a saúde do cachorro, desde evitar desidratação, combater doenças cardiovasculares ou melhorar o funcionamento do intestino, por exemplo.
Embora o pepino seja seguro, não deve fazer parte da dieta regular do cachorro, devendo ser usado como petisco ocasional. O ideal antes de oferecer qualquer novo alimento para o cachorro é consultar o veterinário, para entender quais os alimentos mais adequados, de acordo com o histórico do cachorro.
Veja uma lista de 16 frutas que o cachorro pode comer e quais evitar.
Benefícios do pepino para o cachorro
Os principais benefícios do pepino para o cachorro são:
1. Evita a desidratação
O pepino tem uma composição de cerca de 96% de água, o que significa que é um alimento que ajuda a manter o nível de hidratação no corpo. Dessa forma, o pepino é uma excelente opção de petisco para oferecer nos dias de maior calor, pois é fresco, crocante e ajuda a repor a quantidade de água perdida.
2. Ajuda a manter o peso
Por ser muito rico em água, o pepino também tem poucas calorias, sendo o snack ideal para cachorros que precisam perder peso.
3. Melhora o funcionamento do intestino
Além de água, o pepino (com casca) também possui boas quantidades de fibra, o que ajuda na formação das fezes e facilita os movimentos do intestino, combatendo a prisão de ventre.
4. Regula a pressão arterial
O pepino contém água, potássio e magnésio que ajudam na eliminação do sódio pela urina e relaxam os vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.
5. Previne doenças cardiovasculares
Além de reduzir a pressão arterial, o pepino também diminui a absorção de colesterol no intestino, devido às suas fibras. Isso melhora a saúde cardiovascular e evita complicações sérias como infarto ou AVC, por exemplo.
6. Previne o câncer
O pepino pode fazer parte da alimentação saudável do cachorro, especialmente porque é muito rico em vitaminas, minerais e antioxidantes que nutrem o corpo e ajudam a prevenir doenças crônicas como o câncer.
Como dar pepino ao cachorro
O pepino deve ser oferecido cru para o cachorro e em pedaços pequenos, para evitar engasgamento. Além disso, é importante manter alguma casca, já que facilita a digestão do próprio pepino.
Alguns cachorros podem ter maior dificuldade em digerir o pepino e, por isso, na hora de dar o pepino pode-se retirar as sementes.
O pepino não deve ser cozinhado, já que perde água e várias das vitaminas e minerais.
Cachorro pode comer pepino com casca?
O cachorro pode comer pepino com casca ou sem casca, no entanto, é comum que o pepino sem casca seja menos bem tolerado, já que a casca contém substâncias que ajudam na digestão.
No entanto, também existem cachorros que têm maior dificuldade para mastigar a casca. Dessa forma, o ideal é tentar remover alguma casca, cerca de 50%, para facilitar a digestão sem dificultar a mastigação.
Cachorro pode comer pepino em conserva?
O cachorro não deve comer pepino em conserva, pois é comum que a mistura da conserva contenha muito sal e outros aditivos, que podem prejudicar a saúde do cachorro e anular os benefícios do pepino.
Cachorro pode comer pepino japonês?
O cachorro pode comer pepino japonês, desde que seja cru e cortado em pedaços pequenos. É importante lembrar que a casca do pepino japonês tende a ser mais grossa que o pepino comum e, por isso, alguns cachorros podem ter maior dificuldade em digerir.
Possíveis riscos do pepino para o cachorro
Embora o pepino seja um vegetal seguro e saudável para o cachorro, deve ser consumido em moderação e apenas como snack. Isso significa que mais de 90% da dieta do cachorro deve ser feita através de uma ração balanceada e adequada.
Quando oferecido em excesso, o pepino pode provocar problemas de digestão e diarreia. Além disso, se for oferecido em pedaços grandes, o pepino pode trazer risco de engasgamento, já que alguns cachorros, especialmente os de raças menores, têm maior dificuldade para mastigar.
Referências
- AKC. Can Dogs Eat Cucumbers?. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/can-dogs-eat-cucumbers/>. Acesso em 6 ago 2023
- VETERINARIANS.ORG. Can Dogs Eat Cucumbers? Learn if This Veggie Safe for Your Pup. Link: <https://www.veterinarians.org/can-dogs-eat-cucumbers/>. Acesso em 6 ago 2023
- PURINA. Can Dogs Eat Cucumber. Link: <https://www.purina.co.uk/articles/dogs/feeding/what-dogs-eat/can-dogs-eat-cucumber>. Acesso em 6 ago 2023
- AKC. Fruits and Vegetables Dogs Can or Can’t Eat. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/fruits-vegetables-dogs-can-and-cant-eat/>. Acesso em 6 ago 2023