Cachorro pode comer maçã? verde? e a casca?

O cachorro pode comer maçã, pois é completamente segura e muito nutritiva. A maçã pode ser usada como um snack saudável após a refeição ou durante o dia.

A maçã é rica em vitaminas e minerais que trazem vários benefícios para a saúde do cachorro, desde garantir uma boa higiene bucal, facilitar a digestão, até melhorar o funcionamento do intestino.

Embora a maçã seja um alimento seguro para o cachorro, existem muitos outros que não são. O ideal é sempre consultar o veterinário antes de oferecer uma nova comida para o cachorro.

Confira uma lista de frutas que o cachorro pode comer.

Cachorro pode comer maçã verde?

O cachorro pode comer maçã verde sem qualquer perigo, no entanto alguns cachorros preferem a maçã madura por ser mais doce.

Cachorro pode comer maçã com casca?

A casca da maçã é segura para o cachorro e, por isso, não existe problema em dar a maçã com casca. A casca é até uma excelente fonte de fibras, que pode ajudar com a digestão e o funcionamento do intestino do cachorro.

Porém, é importante dar casca de maçã com moderação, já que o excesso de fibras pode ter o efeito contrário e dificultar a digestão.

Alguns cachorros, especialmente as raças menores, podem ter dificuldade para mastigar a casca, dessa forma, deve-se oferecer pedaços menores.

Benefícios da maçã para o cachorro

A maçã é um alimento muito rico em nutrientes, vitaminas e minerais que trazem benefícios para a saúde. Os mais importantes são:

  • Combate a prisão de ventre: devido à alta composição em fibras, a maçã ajuda na formação das fezes e estimula o funcionamento do intestino;

  • Melhora a digestão: a maçã possui pectina, uma substância que ajuda na digestão e que forma uma barreira protetora no estômago, melhorando a saúde gástrica;

  • Promove a higiene bucal: o ato de mastigar a maçã ajuda a eliminar restos de comida que possam estar presos entre os dentes do cachorro;

  • Regula o nível de açúcar no sangue: por conter ótimas quantidades de fibras, a maçã diminui a absorção de açúcar no intestino. Além disso, contém polifenóis que protegem o pâncreas;

  • Evita o desenvolvimento de doenças crônicas: alguns constituintes da maçã, como os polifenóis, têm forte ação antioxidante que protege as células de danos e envelhecimento precoce.

Além de tudo isso, a maçã é um alimento doce, mas que tem poucas calorias. Isso significa que pode ser usada como uma opção mais saudável para substituir doces processados, como o chocolate.

Como dar maçã para o cachorro

Para dar maçã ao cachorro é muito importante lavar bem a casca, para remover sujeira e qualquer pesticida.

Depois, deve-se cortar a maçã em pequenos pedaços, mas evitando-se o centro onde se encontram os caroços. Os caroços da maçã contêm uma pequena quantidade de cianeto, que podem acabar causando vômitos e diarreia, especialmente se consumidos em grande quantidade.

Idealmente, a maçã deve ser adicionada na alimentação do cachorro como um snack ocasional, não devendo fazer parte da dieta principal. O recomendado é oferecer entre 1 a 2 fatias por dia.

Referências

AKC. Can Dogs Eat Apples? How to Safely Feed Apples to Dogs. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/can-dogs-eat-apples/>. Acesso em 5 nov 2022

BATTERSEA. Can Dogs Eat Apples? Looking at What Foods Are Toxic For Dogs. Link: <https://www.battersea.org.uk/can-dogs-eat-apples-looking-what-foods-are-toxic-dogs>. Acesso em 5 nov 2022

AKC. Fruits and Vegetables Dogs Can or Can’t Eat. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/fruits-vegetables-dogs-can-and-cant-eat/>. Acesso em 5 nov 2022

BLUE CROSS. Can dogs eat apples, grapes, potatoes and other fruit and veg? Link: <https://www.bluecross.org.uk/advice/dog/can-dogs-eat-apples-grapes-potatoes-and-other-fruit-and-veg>. Acesso em 5 nov 2022