A abobrinha é um vegetal seguro e muito saudável, que pode ser oferecido ao cachorro. No entanto, é importante dar abobrinha com moderação, já que, em excesso, o vegetal pode dificultar a digestão e causar diarreia.
A abobrinha possui água, vitaminas e minerais, que podem trazer benefícios para a saúde do cachorro, como regular o funcionamento intestinal, facilitar a digestão e evitar desidratação.
Apesar da abobrinha ser segura para o cachorro, é sempre recomendado consultar o veterinário antes de dar qualquer novo alimento para o cachorro. O veterinário poderá ajudar a adequar a dieta de acordo com a idade, raça e histórico de saúde.
Benefícios da abobrinha para o cachorro
Os principais benefícios da abobrinha para o cachorro são:
- Ajuda a manter o peso saudável: a abobrinha possui baixo teor de carboidratos e calorias, o que pode ajudar a controlar o peso do pet. Além disso, pode ser uma forma de variar o cardápio do animal, tornando a refeição mais saborosa.
- Facilita a digestão: por ter baixa quantidade de carboidratos e gordura, a abobrinha é um alimento de fácil digestão. No entanto, é importante evitar dar em grande quantidade ou com muita casca;
- Melhora o funcionamento do intestino: se oferecida com alguma casca, a abobrinha possui elevada quantidade de fibras, o que ajuda na formação das fezes e melhora o trânsito intestinal, combatendo problemas como prisão de ventre;
- Regula os níveis de açúcar: por ter baixo índice glicêmico, a abobrinha pode ser uma opção para cães com diabetes, ajudando a manter os níveis de açúcar equilibrados;
- Fortalece os ossos: a abobrinha é fonte de vários minerais importantes para os ossos, como cálcio, potássio e fósforo. Incluir abobrinha na dieta pode ajudar na formação e manutenção dos ossos e dos dentes do pet.
Apesar dos benefícios, é sempre importante lembrar que os alimentos devem ser oferecidos como petiscos ocasionais, não devendo fazer parte da dieta regular do cachorro.
Como dar abobrinha ao cachorro
A abobrinha deve ser oferecida em pequenos pedaços e com pouca casca, para facilitar a digestão e evitar o risco de engasgamento.
O mais importante é que a abobrinha que não seja preparada com o uso de cebola, alho, sal ou outros condimentos, pois podem ser tóxicos para o cachorro.
Cachorro pode comer abobrinha crua?
Sim, a abobrinha pode ser oferecida crua ao cachorro, sendo até um petisco bem saudável e refrescante para os dias de verão mais quentes. No entanto, é sempre importante cortar em pedaços pequenos, para facilitar a mastigação e digestão.
Referências
AKC. Can Dogs Eat Zucchini?. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/can-dogs-eat-zucchini/>. Acesso em 1 out 2023
PETMD. Can Dogs Eat Zucchini?. Link: <https://www.petmd.com/dog/nutrition/can-dogs-eat-zucchini>. Acesso em 1 out 2023