Cachorro pode comer abacaxi? ou faz mal?

Cachorros podem comer abacaxi, pois é uma fruta segura e muito rica em vitaminas e minerais que ajudam a manter a saúde do pet.

Além disso, o abacaxi é uma fruta muito rica em fibras, o que melhora o funcionamento do intestino e o controle dos níveis de açúcar e colesterol no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares e diabetes.

De qualquer forma, antes de oferecer qualquer novo alimento para o cachorro, é muito importante consultar o veterinário, já que as permissões e as quantidades diárias podem variar de acordo com o histórico de cada pet.

Benefícios do abacaxi para o cachorro

O consumo de abacaxi pode trazer vários benefícios para a saúde do cachorro. Os mais importantes são:

• Melhora a digestão: por ser rico em bromelaína, uma enzima que facilita a quebra de proteínas e a digestão em geral;
  • Evita a prisão de ventre: por ter alto teor em fibras, o que promove a produção de fezes moles e mais fáceis de eliminar;
  • Previne doenças cardiovasculares: pois diminui a absorção de gorduras no intestino, controlando os níveis de colesterol no sangue;
  • Controla os níveis de açúcar no sangue: a elevada quantidade de fibras reduz a absorção de açúcares no intestino e evita picos de glicemia;
  • Melhora a saúde da pelagem: por conter vitamina C e betacaroteno;
  • Alivia dores articulares e musculares: por ter propriedades anti-inflamatórias.

Além disso, o abacaxi é muito rico em várias vitaminas e minerais, especialmente vitamina C, que tem uma forte ação antioxidante. Isso significa que protege o corpo do estresse oxidativo, que está na origem de várias doenças crônicas e envelhecimento precoce.

Cachorro pode comer a casca do abacaxi?

O cachorro não deve comer a casca do abacaxi, pois é mais difícil de digerir e mastigar. A ingestão da casca pode causar desconforto abdominal e, nos cachorros menores, existe risco de engasgamento.

Como dar abacaxi para o cachorro?

Para dar abacaxi para o cachorro deve-se cortar a fruta em pequenos pedaços e retirar toda a casca, assim como o centro duro do abacaxi.

Embora seja saudável, o abacaxi contém elevadas quantidades de açúcar natural e fibras. Por isso, se consumido em excesso, pode causar desconforto abdominal e diarreia. O ideal é oferecer apenas 1 ou 2 pedaços, como snack.

Veja outras frutas que o cachorro pode comer.

Posso dar abacaxi enlatado?

O abacaxi enlatado normalmente possui uma calda doce que não é saudável para o cachorro. Dessa forma, deve-se oferecer apenas abacaxi natural para o cachorro. O mesmo se aplica para outros produtos industrializados de abacaxi.

• AKC. Can Dogs Eat Pineapple? Link: https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/can-dogs-eat-pineapple/. Acesso em 6 nov 2022
  • VETERINARIANS.ORG. Can Dogs Eat Pineapple? Facts, Myths, and More About Pineapple for Dogs! Link: https://www.veterinarians.org/can-dogs-eat-pineapple/. Acesso em 6 nov 2022
  • PURINA. Can Dogs Eat Pineapple? Link: https://www.purina.co.uk/articles/dogs/feeding/what-dogs-eat/can-dogs-eat-pineapple. Acesso em 6 nov 2022