Cachorro lambendo a pata: causas e o que fazer

O cachorro lambendo a pata é um comportamento completamente normal, pois é comum que o cachorro lamba a pata como forma de fazer sua higiene diária, especialmente se tiver saído na rua para passear.

No entanto, lamber as patas também pode ser sinal de algum problema, que pode variar desde uma simples alergia, até feridas ou pequenos parasitas.

Assim, se o cachorro estiver lambendo as patas muito frequentemente ou com muita intensidade, o que se deve fazer é observar a pata para tentar identificar se existe algum tipo de lesão e, se não existir, consultar o veterinário.

O que pode deixar o cachorro lambendo a pata

Se o cachorro estiver lambendo a pata muito frequentemente ou com muita intensidade, pode ser um sinal de:

1. Feridas

A existência de uma ferida é a causa mais comum para o cachorro estar lambendo a pata, especialmente quando a coceira está concentrada em uma pata só.

Isso pode acontecer porque o cachorro faz um pequeno corte na pele, porque tem uma unha encravada ou porque espetou algo na pata.

O que fazer: deve-se avaliar a pata com cuidado para identificar se existe alguma ferida ou lesão. Se existir uma ferida é importante lavar com água, sabão e desinfetar diariamente o corte com um pouco de iodopovidona diluída em água. Também se deve tentar evitar que o cachorro fique lambendo a pata, para facilitar a cicatrização. Isso pode ser feito com ajuda de um colar elizabetano (funil), por exemplo.

Quando a ferida não cicatriza, é muito grande, está sangrando ou apresenta sinais de piora, é recomendado consultar o veterinário.

2. Alergia a comida

A alergia alimentar é uma das principais causas de coceira nas patas em cachorros. Pode acontecer quando é introduzida uma nova ração ou um novo alimento na dieta do cachorro, mas também pode surgir sem motivo aparente.

O que fazer: caso se desconfie de uma alergia alimentar é importante ir eliminando alimentos aos poucos da dieta do cachorro, até identificar aquele que pode estar causando os sintomas. Caso seja difícil identificar a origem da alergia, deve-se consultar o veterinário.

3. Alergia de contato

A alergia de contato (ou dermatite) é outra razão frequente que pode deixar o cachorro lambendo as patas. A alergia pode surgir quando o cachorro pisa em algum produto químico, como acontece depois de lavar o piso, por exemplo, ou após entrar em contato com algum tipo de grama ou planta.

O que fazer: deve-se lavar a pata com água e sabão e evitar que o cachorro volte a entrar em contato com a substância que pode estar causando a alergia. Caso seja difícil identificar a causa da alergia, deve-se consultar o veterinário.

4. Parasitas

A presença de pequenos parasitas, como pulgas ou carrapatos, também pode causar coceira na pata, fazendo com que o cachorro acabe lambendo o local. Por norma, o cachorro poderá também coçar o resto do corpo, já que é comum que os parasitas se espalhem no pelo, principalmente pulgas.

O que fazer: é importante consultar o veterinário para iniciar o processo de desparasitação. Além disso, é recomendado fazer a desparasitação regular, especialmente nos períodos de maior calor.

5. Estresse ou aborrecimento

Embora seja menos frequente, o ato de lamber as patas também pode acontecer quando o cachorro se sente estressado ou está aborrecido, acabando por ter um comportamento semelhante ao de roer as unhas em humanos.

Cachorros estressados podem ainda apresentar outros sintomas como ficar tremendo, perder mais pelo que o habitual ou ficar chorando, por exemplo.

O que fazer: se o cachorro estiver estressado por algum fator externo, como barulho ou confusão, deve-se levá-lo para um lugar calmo e fazer carinho para que se acalme. Oferecer snacks também pode ser uma boa forma de relaxá-lo. Já se o cachorro estiver aborrecido, pode-se também oferecer carinho ou brincar com ele.

Caso o cachorro pareça estar constantemente estressado, é aconselhado consultar um veterinário.

Quando ir ao veterinário

É aconselhado consultar um veterinário quando:

• O cachorro lambe a(s) pata(s) várias vezes durante o dia ou com muita intensidade;
  • Existe alguma ferida grande na pata ou que sangra;
  • A pata está inchada;
  • O cachorro não consegue caminhar ou colocar a pata no chão.

Mesmo quando existe dúvida sobre a causa do comportamento do cachorro e não se sabe se é algo normal ou não, é aconselhado consultar o veterinário.

O veterinário poderá realizar uma avaliação detalhada do cachorro e analisar seu histórico de saúde para tentar identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

• AMERICAN KENNEL CLUB. Why Does My Dog Lick Their Paws. Link: https://www.akc.org/expert-advice/health/why-does-my-dog-lick-and-chew-his-paws/. Acesso em 27 jul 2022
  • WEST SUBURBAN HUMANE SOCIETY. Why Does My Dog Lick His Paws. Link: https://www.wshs-dg.org/resource-center/ask-the-trainer/131-ask-the-trainer/262-why-does-my-dog-lick-his-paw. Acesso em 27 jul 2022
  • PDSA. Vet Q&A: Why is my dog biting/licking their paws?. Link: https://www.pdsa.org.uk/what-we-do/blog/vet-qa-why-is-my-dog-bitinglicking-their-paws. Acesso em 27 jul 2022