O boerboel é uma raça grande, forte e de natureza protetora. É originária da África do Sul e possui pelo curto e corpo musculoso.
O boerboel tem uma personalidade forte e intimidante, o que o torna um excelente cão de guarda. No entanto, também é muito inteligente, extremamente fiel e carinhoso, especialmente com crianças.
Traços de personalidade
Os principais traços de personalidade do boerboel são:
Nível de energia: 3/5
Disposição para brincar: 3/5
Apego com os donos: 5/5
Sentido de proteção: 5/5
Tolerância para estranhos: 3/5
Facilidade com crianças: 4/5
Sociável com outros cachorros: 2/5
Necessidade de rotinas fixas: 2/5
Capacidade de treinamento: 4/5
O boerboel tem um temperamento calmo e um nível de agressividade controlado. É também muito corajoso e possui boa autoconfiança, sendo um excelente cão de guarda. Esta raça é ainda conhecida por sua lealdade e carinho por seu dono e família.
É importante lembrar que embora existam traços de personalidade característicos da raça, cada cachorro tem sua própria individualidade.
Características físicas
O boerboel apresenta os seguintes traços físicos:
Tamanho do pelo: curto
Queda de pelo: 3/5
Tendência para latir: 3/5
Nível de baba: 3/5
Cachorro de apartamento: não, idealmente deve ter acesso a áreas amplas.
A raça boerboel apresenta um corpo grande, compacto e musculoso. Tem cabeça grande, larga e simétrica, com orelhas em forma de “V”. Suas patas são fortes e musculadas, podendo ter uma ligeira curvatura.
As cores mais comuns da raça boerboel são o marrom, o bege e o preto.
Principais necessidades
De acordo com sua personalidade e traços físicos, o boerboel apresenta algumas necessidades específicas:
Higiene
O boerboel possui pelo curto e macio que cai em quantidade moderada. Dessa forma é recomendado escovar a pelagem 1 vez por semana e dar banho esporadicamente. As unhas devem ser mantidas curtas.
Exercício
O boerboel é um cachorro que precisa de exercício diário e que gosta de longos passeios. Idealmente deve ser mantido numa área ampla, fechada e passeado com trela, pois, devido a seu instinto protetor, tem tendência a desafiar outros cachorros.
Esta raça também precisa de bastante estimulação mental, sendo ideal para participar de aulas de obediência e/ou agilidade.
Problemas de saúde mais comuns
O boerboel é considerado um cachorro bastante saudável e robusto, no entanto, existem alguns problemas de saúde que são mais comuns nesta raça como:
- Problemas no quadril;
- Alterações nos cotovelos;
- Doenças cardíacas.
Embora existam problemas de saúde mais comuns de cada raça, a verdade é que qualquer cachorro pode nascer com uma doença ou desenvolver algum problema ao longo da sua vida. Por esse motivo é muito importante fazer consultas regulares com o veterinário, para identificar precocemente problemas de saúde e iniciar o tratamento adequado.
Referências
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA. Padrão Oficial da Raça Boerboel. 2015. Link: https://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_217.pdf. Acesso em 11 jun 2022
AMERICAN KENNEL CLUB. Boerboel. Link: https://www.akc.org/dog-breeds/boerboel/. Acesso em 11 jun 2022
AMERICAN KENNEL CLUB. Offical Standard of the Boerboel. 2020. Link: http://images.akc.org/pdf/breeds/standards/Boerboel.pdf. Acesso em 11 jun 2022
THE AMERICAN BOERBOEL CLUB. Link: http://cdn.akc.org/Marketplace/Health-Statement/Boerboel.pdf. Acesso em 11 jun 2022