Aurivet: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O aurivet é um remédio veterinário para o tratamento da otite externa aguda ou crônica, em gatos e cachorros.

Este medicamento contém na sua composição clotrimazol e gentamicina, duas substâncias que ajudam na eliminação de fungos e bactérias. Além disso, possui ainda benzocaína e betametasona, que aliviam rapidamente os sintomas de coceira e desconforto.

Por ser antibiótico, antifúngico e corticoide, o aurivet só deve ser comprado com receita médica, devendo, por isso, ser receitado por um veterinário após avaliação do animal de estimação. As doses e a duração do tratamento podem variar de acordo com o histórico do animal.

Para que serve

O aurivet serve para o tratamento de otite externa aguda ou crônica, em gatos e cachorros.

Como usar o aurivet

O aurivet é fornecido numa bisnaga semelhante a uma pomada, no entanto, deve ser aplicado na forma de gotas. Para isso, deve-se aplicar as gotas diretamente no canal auditivo, massageando cada orelha após a aplicação.

A dose a aplicar, geralmente, varia de acordo com o peso:

• Gatos: 4 gotas no ouvido afetado, 2 vezes ao dia.
  • Cachorros até 15 kg: 4 gotas no ouvido afetado, 2 vezes ao dia.
  • Cachorros com mais de 15 kg: 8 gotas no ouvido afetado, 2 vezes ao dia.

Antes da aplicação do aurivet é importante fazer a limpeza do canal auditivo com uma compressa limpa e um pouco de soro fisiológico.

O tratamento deve ser mantido por, pelo menos, 15 dias e até 48 horas após o desaparecimento dos sintomas, ou de acordo com a orientação do veterinário.

Como funciona o aurivet

O aurivet funciona devido aos seus 4 principais componentes:

• Clotrimazol: é um antifúngico que elimina os principais fungos causadores de otites, principalmente Malassezia pachydermatis e Candida albicans.
  • Gentamicina: é uma substância antibiótica que elimina diferentes tipos de bactérias, como Staphylococcus intermedius, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Streptococcus canis, Pseudomonas aeruginosa, Proteus mirabilis, Klebsiella pneumoniae, Escherichia coli e Enterobacter aerogenes.
  • Betametasona: é um corticoide forte que diminui rapidamente os sintomas de inflamação, como coceira, dor e inchaço;
  • Benzocaína: é um anestésico local que alivia a dor provocada pela inflamação.

Possíveis efeitos colaterais

Não existem relatos de efeitos colaterais ao utilizar aurivet. No entanto, após a aplicação, é normal que o animal possa ficar abanando a cabeça ou coçando a orelha por alguns minutos.

Contraindicações do aurivet

O aurivet não deve ser usado em gatos ou cachorros que tenham hipersensibilidade ou alergia a algum dos componentes da fórmula.

VETNIL. Aurivet® Suspensão oleosa otológica, antibiótica, antifúngica, anti-inflamatória e analgésica. Link: https://vetnil.com.br/produto/aurivet-r. Acesso em 30 jun 2023