Agemoxi 250: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Agemoxi 250, ou Agemoxi CL 250, é um antimicrobiano para gatos e cachorros que pode ser indicado no tratamento de infecções urinárias, infecções respiratórias, piodermites e infecções gastrointestinais, por exemplo.

Este medicamento contém na sua composição 250 mg de amoxicilina + ácido clavulânico, duas substâncias que atuam sobre a parede celular das bactérias, eliminando-as. Além disso, esta combinação possui menores chances de causar resistência a antibióticos.

O Agemoxi 250 deve ser usado apenas com orientação de um veterinário, só podendo ser comprado com apresentação de receita médica. Agemoxi também pode ser encontrado em comprimidos com 50 mg, sendo conhecido como Agemoxi 50.

Para que serve

Agemoxi 250 está indicado para o tratamento de infecções em gatos e cachorros, principalmente:

  • Infecções dos tecidos moles;
  • Infecções urinárias;
  • Piodermite;
  • Infecções periodontais;
  • Infecções respiratórias;
  • Infecções gastrointestinais.

Em alguns casos, o Agemoxi 250 pode ainda ser indicado no tratamento da osteomielite.

Agemoxi pode ser usado em outros animais?

O Agemoxi apenas está indicado para ser usado em gatos e cachorros. Outros animais não devem fazer tratamento com este medicamento. Aliás, o uso de produtos à base de penicilinas (como o Agemoxi) está completamente contraindicado para coelhos, porquinhos-da-índia, chinchilas, hamsters e outros pequenos herbívoros.

Como usar/ dar o Agemoxi 250

O Agemoxi 250 deve ser oferecido exclusivamente por via oral, e usado na dose indicada pelo veterinário, ou de acordo com as orientações da bula do medicamento:

  • 12,5 mg a 25 mg por Kg, a cada 12 horas.

O Agemoxi também pode ser encontrado em comprimidos de 50 mg, que facilitam a administração de doses menores, principalmente no caso de gatos e cachorros de porte pequeno.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Agemoxi são vômitos, diarreia, perda de peso e respiração rápida.

Além disso, alguns animais podem ter alergia à penicilina, e demonstrar sinais como vermelhidão na pele, agitação, apatia, dificuldade para respirar e/ou aumento da febre, por exemplo. Nestes casos, é importante parar o uso do medicamento e ir imediatamente ao veterinário.

Contraindicações do Agemoxi

O Agemoxi não deve ser usado em gatos ou cachorros com histórico de alergia à penicilina ou cefalosporinas. Também não deve ser administrado em animais com menos de 1 ano, fêmeas prenhas ou lactantes.

Referências
  • AGENER UNIÃO. Agemoxi CL: Amoxicilina triidratada, Clavulanato de potassio. Link: <https://agener.com.br/wp-content/uploads/2020/03/4018330-Agemoxi-CL.pdf>. Acesso em 4 jun 2023