A tosse dos canis é uma infecção respiratória relativamente comum em cachorros, que normalmente é adquirida em locais onde existem vários animais juntos, como canis, hotéis de animais ou parques, por exemplo.
A tosse dos canis, também conhecida como tosse canina, ou cientificamente, como traqueobronquite infecciosa, normalmente causa o aparecimento de tosse frequente, que é semelhante ao som de um ganso, mas também pode causar cansaço e perda de apetite no cachorro.
Embora na maioria dos casos, a tosse dos canis não seja uma situação grave, é importante consultar o veterinário, especialmente no caso de cachorros idosos ou filhotes, já que têm maiores chances de complicações.
Sintomas de tosse dos canis
Os principais sintomas que podem indicar que o cachorro tem tosse dos canis são:
- Tosse com “som de ganso”;
- Sensação de engasgamento após a tosse;
- Espirros e coriza;
- Olhos lacrimejantes;
- Cansaço e falta de energia;
- Perda de apetite.
Por norma, os sintomas da tosse dos canis se mantêm por algumas semanas e, inicialmente, podem ser confundidos por outras condições, especialmente gripe. Dessa forma, sempre que o cachorro apresenta sintomas estranhos, é importante consultar o veterinário, para identificar a causa correta e iniciar o tratamento adequado.
Como o cachorro pega tosse dos canis
A tosse dos canis é uma infecção respiratória causada por alguns vírus e bactérias, que é facilmente transmissível, passando de um cachorro para outro através da tosse, espirros e da saliva. Por esse motivo, é comum que o cachorro pegue a infecção em locais onde existem outros cachorros, como canis, veterinários, hotéis para animais ou parques, especialmente se existir a partilha de objetos, como brinquedos.
Tosse dos canis pega em humanos?
A tosse dos canis pode passar do cachorro para humanos, no entanto, essa é uma situação muito rara, que acontece principalmente quando existe alguma condição que causa enfraquecimento do sistema imune. Caso a tosse dos canis passe para humanos, podem surgir sintomas como tosse frequente, dor de garganta, febre, mal estar geral e febre..
Tratamento para tosse dos canis
Na maioria dos casos, o tratamento da tosse dos canis pode ser feito em casa com repouso e uma alimentação adequada. No entanto, o veterinário também pode receitar antibióticos, como doxiciclina ou amoxicilina, especialmente quando existe suspeita de infecção por bactérias ou quando o cachorro tem risco de desenvolver uma infecção secundária que possa colocar a saúde em risco.
Além disso, caso o cachorro apresente tosse muito frequente, o veterinário também pode receitar o uso de medicamentos supressores da tosse e anti-inflamatórios, para diminuir o sintoma e melhorar o bem-estar do animal.
Em geral, os sintomas da tosse dos canis tendem a desaparecer em cerca de 3 semanas.
Como prevenir a tosse dos canis
A melhor forma de evitar que o cachorro pegue tosse dos canis é através da vacinação. A maioria dos programas de vacinação canina já inclui vacinas contra a maior parte dos vírus que podem causar tosse canina, mas é sempre importante conversar com o veterinário para entender se existe alguma vacina que possa ser importante para o cachorro, de acordo com seu histórico de saúde.
Referências
AKC. Kennel Cough in Dogs: Causes, Symptoms, & Treatment. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/health/kennel-cough-in-dogs/>. Acesso em 19 out 2023
BLUE CROSS. Kennel Cough. Link: <https://www.bluecross.org.uk/advice/dog/health-and-injuries/kennel-cough>. Acesso em 19 out 2023
VCA ANIMAL HOSPITALS. Kennel Cough or Tracheobronchitis in Dogs. Link: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/kennel-cough-or-tracheobronchitis-in-dogs>. Acesso em 19 out 2023