Parvovirose: o que é, sintomas e tratamento

O que é:

A parvovirose canina é uma infecção gastrointestinal que é mais comum em filhotes de cachorro, nos primeiros 6 meses de vida, especialmente se não estiverem devidamente vacinados.

Os primeiros sinais de infecção geralmente incluem cansaço excessivo, perda de peso, febre e diminuição do apetite, que evoluem para vômitos e diarreia.

A parvovirose é transmitida principalmente pelo contato direto com fezes de outros animais infectados, por isso, é muito importante manter o ambiente do cachorro bem limpo, principalmente se estiver em contacto com outros cachorros.

Sintomas de parvovirose

Os primeiros sintomas de parvovirose canina são geralmente pouco específicos e surgem 5 a 7 dias após contacto com o vírus:

• Cansaço excessivo;
  • Diminuição do apetite;
  • Perda de peso;
  • Febre.

Após 1 a 2 dias é comum o aparecimento de sintomas gastrointestinais mais específicos como vômitos, dor abdominal e diarreia, que pode conter sangue.

Dado que os sintomas podem evoluir rapidamente e que os vômitos e a diarreia podem causar intensa desidratação, o ideal é que se consulte o veterinário assim que for notada alguma alteração no comportamento do cachorro, mesmo que ainda não existam sintomas gastrointestinais. Isso vai permitir que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível, evitando complicações que podem colocar a vida do cachorro em risco.

Como é feito o diagnóstico

Na maioria dos casos, a parvovirose é identificada pelo veterinário através dos sintomas apresentados, principalmente em filhotes com menos de 6 meses, que ainda não estejam devidamente vacinados.

Porém, também é frequente que o veterinário peça a realização de exames de sangue para analisar parâmetros que podem indicar a infecção, como diminuição do número de leucócitos e neutrófilos. Além disso, em alguns casos, uma análise das fezes pode ser necessária para confirmar a presença do vírus.

Principais causas e transmissão

A parvovirose canina é causada pela infecção por parvovírus, um tipo de vírus que pode estar presente no ambiente, especialmente se existirem outros cachorros.

As principais formas de transmissão do parvovírus são:

• Contato direto com fezes de outros animais infectados;
  • Contato com objetos infectados por outros cachorros, como comedouros ou coleiras;
  • Contato com pessoas que estiveram em contato direto com outros cachorros infectados.

Uma boa forma de evitar o desenvolvimento de parvovirose é garantir que o ambiente do cachorro esteja devidamente limpo e evitar o contato com outros cachorros desconhecidos ou pessoas que possam ter estado em contato com cachorros infectados, principalmente enquanto a vacinação não está completa.

Quais os cachorros mais afetados

Embora a parvovirose possa se desenvolver em qualquer raça de cachorro, principalmente numa idade jovem, a infecção parece ser mais frequente em Rottweilers, Dobermans Pinschers, American Staffordshire Terriers, Springer Spaniels Ingleses, Pastores Alemães e Labradores Retriever.

Vacina contra a parvovirose

A melhor forma de prevenção contra a parvovirose continua sendo a vacinação, que deve ser feita em 3 doses, normalmente por volta das 6, 8 e 12 semanas de vida.

Até terminarem as 3 doses, os cachorros continuam sendo vulneráveis à infecção.

Formas de tratamento

A parvovirose tem cura, no entanto, não existe uma forma única de tratamento, já que pode variar de acordo com o grau de infecção e os sintomas apresentados pelo cachorro.

Nos casos mais leves, em que o cachorro não tem sintomas gastrointestinais, ou apresenta vômitos e diarreia leves, o tratamento pode ser feito em casa, apenas com a oferta de soro de reidratação isotônico, para ajudar a manter o cachorro corretamente hidratado. Uma vez que a parvovirose é facilmente transmissível, se existirem outros cachorros em casa, é importante mantê-los afastados do cachorro doente, idealmente até 10 dias após a recuperação.

Além disso, se existir risco de uma infecção intestinal secundária, o veterinário também pode recomendar o uso de um antibiótico.

Nos casos mais graves, em que o cachorro apresenta sintomas mais severos e até um quadro de desidratação com perda de minerais importantes, geralmente é recomendada a internação, para que seja administrado soro e remédios na corrente sanguínea. Com o internamento também é possível manter o cachorro sob vigilância, facilitando a identificação de complicações que podem colocar a vida em risco.

Com o tratamento veterinário adequado e a identificação precoce dos sintomas, a maior parte dos cachorros fica completamente recuperada da infecção em 1 semana.

Referências:
  • AMERICAN VETERINARY MEDICAL ASSOCIATION. Canine parvovirus. Link: https://www.avma.org/resources-tools/pet-owners/petcare/canine-parvovirus. Acesso em 15 Mar 2022
  • AMERICAN KENNEL CLUB. What Every Puppy Owner Needs to Know About Parvo in Puppies. Link: https://www.akc.org/expert-advice/health/what-every-puppy-owner-needs-to-know-about-parvo-in-puppies/. Acesso em 15 Mar 2022
  • The Merck Veterinary Manual. 11ª.ed. Crawfordsville, Indiana: Cenveo Publisher Services, 2016. p373-377