FeLV: o que é, sintomas, causas e tratamento

O que é:

A leucemia viral felina (FeLV) é uma infecção que apenas afeta gatos e que é transmitida através do contato direto com secreções de outros gatos infectados, como saliva, fezes ou urina. Por essa razão, a FeLV é muitas vezes passada através da mordida de outro gato.

Além de causar sintomas como perda de apetite, diarreia ou problemas de pele, a FeLV também pode afetar o sistema imune do gato, facilitando o desenvolvimento de outras infecções causadas por vírus, fungos ou bactérias, o que pode ter um impacto severo na saúde do felino.

Embora seja uma infecção relativamente comum, a FeLV ainda não tem cura e é também é uma das principais causas de câncer nos gatos, sendo, por isso, muito importante tentar evitar que o gato entre em contato com o vírus.

Sintomas de FeLV

Os sintomas de FeLV geralmente surgem ao longo de semanas ou meses, e incluem:

• Perda de apetite;
  • Cansaço;
  • Alterações do pêlo;
  • Ínguas inflamadas;
  • Febre;
  • Vermelhidão/sangramento das gengivas;
  • Diarreia persistente.

Nas primeiras semanas de infecção, o gato pode não apresentar qualquer tipo de sintoma de que está infectado por FeLV. No entanto, à medida que o sistema imune vai sendo enfraquecido pelo vírus, a saúde do gato vai piorando, começando a surgir os primeiros sintomas.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico de FeLV é geralmente confirmado através de exames de sangue, que confirmam a presença do vírus.

Uma vez que, numa fase inicial a infecção pode não causar qualquer tipo de sintoma específico, é importante que qualquer gato que esteja doente faça um exame de sangue para descartar a infecção, especialmente se tiver tido contato com outros gatos nas semanas anteriores ou se não estiver devidamente vacinado.

Principais causas e transmissão

A leucemia viral felina (FeLV) é causada por um vírus que é transmitido através das secreções, como saliva, fezes, urina ou leite. Por esse motivo, a mordida de um gato infectado é a forma mais comum de transmissão.

Além disso, a FeLV pode ainda ser transmitida da gata prenha para os filhotes, tanto durante a gestação como durante o processo de amamentação.

Como evitar a infecção por FeLV

A melhor forma de proteger o gato contra a FeLV é evitando o contato com outros gatos que possam estar infectados, como gatos doentes ou animais de rua.

Além disso, existe também a vacina contra a FeLV, que embora não proteja 100% contra o vírus, ajuda a reduzir as chances de desenvolver a doença.

Formas de tratamento

A FeLV é uma doença que não tem cura, o que significa que não existe um tratamento único capaz de eliminar o vírus. Ainda assim, existem algumas terapias que ajudam a aliviar os sintomas e evitar o agravamento rápido da infecção, como o uso de antibióticos (quando necessário) ou transfusões de sangue.

Gatos com FeLV podem viver vários anos, no entanto, é importante realizar consultas regulares com o veterinário para identificar precocemente qualquer complicação ou sintoma que possa estar surgindo, iniciando-se o tratamento adequado.

Gatos positivos para FeLV também não devem conviver com outros gatos não infectados, já que existe uma grande chance de transmissão do vírus. No caso de se ter outro gato em casa, é recomendado separar os comedouros e as caixas de areia. Ainda assim, não é completamente garantido que não aconteça transmissão do vírus.

Referências:
  • PROTEÇÃO ANIMAL MUNDIAL. FIV e FeLV: entenda essas duas doenças felinas. Link: https://www.worldanimalprotection.org.br/blogs/entenda-o-que-e-a-fiv-e-felv. Acesso em 20 Mar 2022
  • CORNELL FELINE HEALTH CENTER. Feline Leukemia Virus. Link: https://www.vet.cornell.edu/departments-centers-and-institutes/cornell-feline-health-center/health-information/feline-health-topics/feline-leukemia-virus. Acesso em 20 Mar 2022