Cachorro uivando: 5 principais causas (e o que fazer)

O uivo do cachorro é uma forma de comunicação que o cachorro utiliza, além do ladrar, para chamar a atenção, comunicar com outros cachorros ou para anunciar a sua presença.

Independente da raça, a maior parte dos cachorros uiva, mas o uivo pode variar, sendo mais prolongado em algumas raças e menos intenso em outras.

Por norma, o uivo não tem nenhum significado especial e desaparece em poucos segundos ou minutos. Porém, se existir suspeita de algum problema, deve-se consultar o veterinário, para fazer uma avaliação detalhada e perceber se existe alguma condição que necessite de tratamento.

Porque o cachorro uiva e o que fazer

As principais causas que levam o cachorro a uivar são:

1. Chamar a atenção

Uma das principais causas para o uivo do cachorro é a vontade do pet em chamar a atenção do dono ou de pessoas próximas, especialmente quando não consegue ver ninguém, mas sente que existe alguém por perto.

O uivo também pode acontecer quando o cachorro quer alguma coisa, como comida, brinquedos ou um snack.

O que fazer: a melhor forma de evitar que o cachorro uive é evitar dar-lhe a atenção que ele quer. Por isso, sempre que o cachorro começar a uivar deve-se evitar falar, tocar ou sequer olhar para o cachorro. Assim que ele parar de uivar, pode-se voltar a dar atenção e, até, oferecer um snack, para que ele perceba que não precisa uivar para receber atenção.

Outra forma de estimular o cachorro a não uivar sempre que quer atenção é dar carinho quando o cachorro está calmo, ao longo do dia.

2. Responder a outros sons altos

Muitas vezes, o cachorro também pode ficar uivando quando existem sons altos e prolongados, como uma sirene, um alarme ou outros cachorros uivando, por exemplo. Isso significa que o cachorro está atento e pronto para a ação.

O que fazer: na maior parte dos casos, esta situação não é problemática, já que a existência de sons altos tende a ser algo pontual. Porém, se os sons forem recorrentes, ou se o cachorro uivar sempre que ouve sons da casa, como a campainha, o ideal é tentar dessensibilizá-lo para que deixe de responder ao som sempre que ele acontece. Embora este processo possa ser feito em casa, o ideal é receber orientação do veterinário ou de um especialista em comportamento canino.

3. Ansiedade de separação

Assim como os humanos, os cachorros também ficam ansiosos e sentem falta das pessoas mais importantes. Por isso, não é pouco comum que os cachorros uivem quando seu dono sai de casa. Nesses casos, o uivo significa que o cachorro não quer ficar sozinho e está pedindo para que o dono volte.

Embora possa causar um pouco de angústia, é importante lembrar que esse sentimento tende a melhorar com o tempo, conforme o cachorro percebe que está tudo bem e que o dono sempre volta.

O que fazer: uma boa forma de diminuir a ansiedade de separação é deixar uma camiseta velha num local onde o cachorro tenha acesso, para que ele possa notar o cheiro e se sentir mais protegido. Outra forma passa por tentar criar uma emoção positiva sempre que se precisa sair de casa, como dar um snack, por exemplo. Isso vai fazer com que o cachorro não associe apenas estresse e ansiedade àquele momento e fique mais sereno.

4. Afastar visitas não desejadas

O uivo também pode funcionar como um mecanismo de defesa. Nesses casos, o cachorro pode uivar sempre que sente alguma presença não desejada perto do seu território. Isso acontece principalmente de noite, quando o cachorro está protegendo a casa e pressente algum desconhecido passando na rua, por exemplo.

O que fazer: quase sempre o uivo desaparece quando a pessoa estranha se afasta da casa e, por isso, não é necessário tomar qualquer ação. No entanto, caso se more em locais muito movimentados, o uivo pode se tornar um problema. Nesses casos deve-se passar por um processo de dessensibilização, que deve, sempre que possível, ser orientado por um veterinário ou outro profissional especialista em comportamento canino.

5. Problemas de saúde

Embora seja bem mais raro, o cachorro também pode uivar para indicar que está sentindo dor ou tem algum problema de saúde. Isso é mais comum em cachorros que normalmente são quietos e que, de repente, começam a uivar. Nesses casos também é comum que o cachorro apresente outros sinais ou alterações de comportamento, como ficar mais quieto ou ter menos apetite.

O que fazer: sempre que se suspeitar de que o uivo do cachorro possa indicar algum problema de saúde é muito importante consultar o veterinário, para fazer uma avaliação detalhada, identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Referências
  • VCA ANIMAL HOSPITALS. Why Do Dogs Howl?. Link: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/why-do-dogs-howl>. Acesso em 30 jul 2023
  • ASPCA. Howling. Link: <https://www.aspca.org/pet-care/dog-care/common-dog-behavior-issues/howling>. Acesso em 30 jul 2023
  • AKC. Why Do Dogs Howl?. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/lifestyle/why-do-dogs-howl/>. Acesso em 30 jul 2023