Itraconazol para gatos: para que serve, como dar e efeitos colaterais

O itraconazol é um remédio antifúngico que pode ser usado em gatos para tratar infecções por fungos, como dermatofitose ou esporotricose, por exemplo.

Embora o itraconazol possa ser comprado facilmente em farmácias, apenas deve ser usado com orientação do veterinário, já que a dose e o tempo de tratamento variam de acordo com o histórico de saúde e o peso do gato.

Para que serve o itraconazol

O itraconazol serve para eliminar fungos e ajudar no tratamento de infecções como:

• Dermatofitose: é uma infecção da pele do gato, que causa perda de pelo e descamação da pele;
  • Malasseziose: é outro tipo de infecção da pele que causa manchas vermelhas, principalmente na região das orelhas, pescoço e nas dobras;
  • Esporotricose: é uma infecção que pode afetar a pele e outros locais, causando o aparecimento de feridas, especialmente na boca e nas unhas.

O itraconazol pode ainda ser indicado para outros tipos de infecções por fungos, mas deve ser sempre utilizado com supervisão do veterinário.

As infecções por fungos podem ser bastante difíceis de eliminar, por isso, é muito importante fazer um tratamento contínuo, seguindo todas as orientações do veterinário, referentes a doses, esquema e tempo de tratamento.

Como dar o itraconazol

O itraconazol deve ser oferecido junto com as refeições, já que a ingestão de gorduras ajuda na absorção do medicamento, potencializando seu efeito.

O itraconazol pode ser administrado na forma de comprimidos, cápsulas ou líquido, de acordo com as orientações do veterinário.

Não existe dose padrão para a administração do itraconazol. Por isso, todos os casos precisam ser orientados pelo veterinário.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do itraconazol em gatos incluem diminuição do apetite, vômitos e diarreia. Caso estes sintomas apareçam, o tratamento deve ser interrompido e deve-se consultar o veterinário, para fazer exames de sangue e avaliar a saúde do fígado.

No entanto, o itraconazol é um remédio bastante seguro, sendo uma das principais escolhas para o tratamento de fungos em gatos.

Contraindicações do itraconazol

O itraconazol não deve ser usado em gatos com alergia a antifúngicos semelhantes. Além disso, deve ser oferecido com muito cuidado em gatos com doença no fígado, baixa produção de ácido no estômago ou doenças cardíacas.

No caso de gatas prenhas ou amamentando, o uso do itraconazol deve ser, sempre que possível, evitado, já que não existem estudos feitos.

• VCA ANIMAL HOSPITALS. Itraconazole. Link: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/itraconazole>. Acesso em 28 jul 2023
  • HASTINGS VETERINARY HOSPITAL. Itraconazole. Link: <https://hastingsvet.com/medication-information-sheets/itraconazole/>. Acesso em 28 jul 2023
  • COBASI. Itraconazol para gatos: o que é e como usar?. Link: <https://blog.cobasi.com.br/itraconazol-para-gatos/>. Acesso em 28 jul 2023