Calopsita: o que come, personalidade e como cuidar

Tamanho: 30 a 35 cm

Peso: 100 a 150 g

Quanto tempo vive: mais de 10 anos

Cores mais comuns: amarelo, azul, cinza, branco e preto

A calopsita é um tipo pequeno de ave que tem se tornado muito popular como animal de estimação. É originária da Austrália e parente das cacatuas e papagaios. Quando cuidadas adequadamente, as calopsitas podem viver entre 10 a 20 anos.

São uma boa opção de pet porque são pequenas e ocupam pouco espaço, além de serem animais com uma personalidade muito forte, divertidas, amigáveis e facilmente treináveis.

Embora possam ser facilmente mantidas dentro de uma gaiola, as calopsitas também necessitam de passeios diários pela casa, com supervisão. Além disso, são consideradas animais de contato, que gostam de interação regular com outros animais e humanos.

Personalidade da calopsita

A calopsita é uma ave muito animada, energética e amigável que gosta de fazer atividades divertidas como cantar, pular e interagir com outros animais de estimação.

Apesar de serem animais pequenos, as calopsitas gostam muito de piar e fazer barulho, especialmente se estiverem competindo contra outros sons, como música, pessoas conversando ou uma televisão funcionando. Tendem a piar com maior intensidade quando se sentem aborrecidas, excitadas ou irritadas.

São ainda aves muito inteligentes que podem ser treinadas com facilidade, especialmente se o treino começar numa idade jovem, por volta das 10 semanas, por exemplo.

Como cuidar da calopsita de estimação

A calopsita é um animal relativamente fácil de cuidar, sendo apenas necessário dedicar algum tempo do dia para brincar com ela e permitir que passeie pela casa com supervisão, de forma a gastar sua energia.

Outros cuidados importantes com a calopsita são:

Gaiola

A gaiola de calopsita pode ser de vários tamanhos, no entanto, o mais recomendado é que seja grande o suficiente para que a ave possa abrir suas asas e até voar um pouco, se necessário. Se não existir espaço para uma gaiola grande, o ideal é permitir que a calopsita possa passear pelo resto da casa várias vezes ao dia.

Dentro da gaiola deve ser colocado um comedouro, bebedouro, um ninho e brinquedos, como cordas, argolas e/ou escadas, por exemplo.

A gaiola deve ser colocada num lugar com luz durante o dia, mas sem ficar diretamente exposta ao sol. Esse local também deve ser escuro e calmo durante a noite.

É muito importante manter a gaiola sempre limpa e seca. Por isso, revesti-la com algum substrato é uma boa opção, já que absorve líquidos e mantém o ambiente seco por mais tempo.

O que come a calopsita

Na natureza as calopsitas comem sementes, frutos, pequenos insetos e plantas.

Por isso, como animais de estimação, é importante garantir que a calopsita recebe todos os nutrientes necessários. Isso pode ser feito com o uso de:

  • Ração seca para calopsita: contém uma mistura de diferentes ingredientes escolhidos especialmente para calopsitas;
  • Pequenas quantidades de vegetais e frutas, como maçã, aveia, painço, banana ou manga, que podem ser usados como snack.

A comida deve ser colocada num pequeno comedouro no chão da gaiola. Inicialmente, a calopsita pode ter dificuldade para encontrar a comida. Por isso, uma boa prática é colocar pedaços da comida espalhados pelo chão da gaiola, até que a ave se acostume a achar a comida dentro do comedouro.

Existe ainda um suplemento, conhecido popularmente como “farinhada para calopsita” que consiste numa mistura de ovos, mel e grãos. Este suplemento pode ser oferecido durante a muda das penas, períodos de estresse, reprodução, recuperação de doenças ou de acordo com as orientações do veterinário.

Hidratação

Na gaiola da calopsita é importante ter sempre disponível água fresca, que deve ser colocada em bebedouros próprios.

Higiene

A calopsita é um animal que gosta de se manter limpo e tomar banho. Dessa forma, é aconselhado colocar um recipiente grande com água dentro da gaiola de vez em quando, para permitir que a ave tome seu banho.

Fora isso, as calopsitas são animais um pouco desarrumados, que podem deixar a gaiola bastante suja, especialmente após comer ou durante a muda das penas. É importante observar a gaiola pelo menos 1 vez por dia e fazer sua limpeza.

Todas as semanas é importante fazer uma limpeza mais profunda da gaiola, lavando o bebedouro e o comedouro. Também se deve trocar o substrato da gaiola, caso se esteja utilizando.

Exercício

A calopsita é um animal muito energético que necessita de exercício diário. Assim, deve ter espaço suficiente na gaiola para abrir suas asas, pular e, se possível, voar um pouco.

A calopsita também deve ser liberada diariamente da gaiola, sendo importante garantir que todas as portas e janelas da casa estão fechadas, para evitar que a ave voe para o exterior e possa se perder.

Sono

Embora sejam animais muito energéticos e divertidos, as calopsitas também adoram boas noites de sono, podendo dormir entre 10 a 12 horas por dia. Por isso, durante a noite, a gaiola deve ser mantida num lugar calmo e escuro, que permita que o animal relaxe.

Problemas de saúde mais comuns

A calopsita é um animal relativamente saudável, principalmente quando é cuidado da forma correta. No entanto, existem algumas doenças que são mais comuns desta espécie.

Alguns dos problemas de saúde mais comuns das calopsitas são:

  • Conjuntivite: é uma inflamação dos olhos que pode deixar o olho vermelho e causar muito desconforto;
  • Vermes intestinais: podem causar alterações do comportamento, diminuição da energia e diarreia;
  • Infecções do sistema respiratório: podem provocar diminuição do apetite, falta de energia, dificuldade para respirar e emagrecimento.

Estas doenças podem ser tratadas se identificadas precocemente. Por isso, sempre que a calopsita mostrar alterações de comportamento é importante consultar o veterinário, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Referências
  • ANIMAL HUMANE SOCIETY. Cockatiel care. Link: https://www.animalhumanesociety.org/adoption/cockatiel-care. Acesso em 27 ago 2022
  • THE PARROT SOCIETY UK. A Cockatiel as a pet bird. Link: https://theparrotsocietyuk.org/site/index.php/parrot-information/new-to-pet-parrots/a-cockatiel-as-a-pet/. Acesso em 27 ago 2022
  • RICHMOND VETERINARY CLINIC. Things to Consider Before Adopting a Cockatiel. Link: https://www.rvetclinic.com/2018/08/01/mchenry-il-vet-before-adopting-cockatiel. Acesso em 27 ago 2022
  • BLOG COBASI. Calopsita: tudo o que iniciantes precisam saber. Link: https://blog.cobasi.com.br/calopsita-tudo-o-que-iniciantes-precisam-saber/. Acesso em 27 ago 2022