Calopsita macho ou fêmea: 6 formas simples de diferenciar

As calopsitas fêmeas e macho são relativamente fáceis de diferenciar, já que possuem características físicas e comportamentos bastante diferentes.

No entanto, a diferenciação é mais simples em calopsitas selvagens, já que os animais domésticos podem ser cruzados várias vezes, o que pode alterar suas características físicas, fazendo com que machos e fêmeas acabem ficando mais parecidos.

De qualquer forma, sempre que for necessário distinguir uma calopsita macho de uma calopsita fêmea o ideal é consultar um veterinário acostumado com o manejo de aves, para fazer uma avaliação física mais detalhada e/ou exames de sangue.

6 formas de diferenciar calopsita fêmea de macho

Para diferenciar uma calopsita fêmea de um macho, deve-se estar atento a 6 características principais:

1. Fêmeas têm cabeça cinza

As calopsitas fêmeas normalmente apresentam menos cores que o macho, tendo predominância da coloração cinza, mesmo na cabeça. Porém, algumas fêmeas podem apresentar alguns pontos de amarelo no rosto, especialmente em volta dos olhos, do bico ou na testa.

Já os machos, por norma, possuem uma cabeça completamente amarela.

2. Machos não têm manchas nas asas e cauda

Apesar da sua cabeça colorida, as calopsitas macho geralmente não têm manchas coloridas por baixo das asas, nem na cauda, sendo que essa é uma característica mais comum das fêmeas.

3. Fêmeas têm um comportamento mais calmo

Ao contrário dos machos, as fêmeas normalmente têm um comportamento mais calmo, não assobiando, nem cantando tão frequentemente. Já os machos têm um comportamento mais intenso, com mais energia e vontade para cantar e assobiar.

4. Machos têm plumagem cinza mais escura

Apesar de ambos os sexos apresentarem coloração cinza, por norma, o macho possui uma coloração cinza mais escura. No entanto, essa característica pode ser mais difícil de identificar, principalmente quando não existe outra calopsita para ponto de comparação.

5. Machos são mais vaidosos

Outra forma curiosa de distinguir machos de fêmeas é que as calopsitas macho normalmente são mais vaidosas que as fêmeas. Por esse motivo, se colocar um espelho dentro da gaiola e a calopsita ficar muito tempo se observando, é possível que se trate de um macho.

6. Fêmeas e machos têm comportamentos de acasalamento diferentes

Por fim, outra forma de perceber se a calopsita é fêmea ou macho, consiste em observar seus comportamentos de acasalamento.

Em geral, machos serão mais energéticos e ruidosos, batendo com o bico em vários objetos e assobiando constantemente.

Já as fêmeas têm tendência a ficar mais quietas com as penas da cauda para cima. Outra curiosidade interessante é que as fêmeas normalmente tentam alimentar o macho, num comportamento maternal.

Quando é possível diferenciar fêmeas de machos?

A diferenciação entre calopsita fêmea ou macho só deve ser feita na idade adulta, depois da 1ª ou 2ª muda, pois antes dessa fase, é muito provável que os machos ainda não apresentem suas características diferenciadoras.

Dessa forma, é recomendado esperar entre 9 a 12 meses antes de tentar a diferenciação pelas características físicas e comportamentais.

Referências
  • PSITTACOLOGY. Sexing A Cockatiel | Is My Cockatiel Male Or Female?. Link: <https://www.psittacology.com/sexing-a-cockatiel/>. Acesso em 18 jul 2023
  • MICKABOO.ORG. Visually sexing your Cockatiel. Link: <https://mickaboo.org/sites/default/files/files/VisuallysexingyourCockatiel.pdf>. Acesso em 18 jul 2023