Prednisolona para cachorro: para que serve e como usar

A prednisolona é um remédio corticoide com forte ação anti-inflamatória, que pode ser usada em cachorros para ajudar no tratamento de doenças autoimunes e problemas inflamatórios como artrite ou alergias.

Em alguns casos, a prednisolona também pode ser indicada após cirurgias, para aliviar o desconforto e ajudar na recuperação do cachorro.

Por ser um corticoide, a prednisolona está associada a vários efeitos colaterais, como sede excessiva, cansaço ou vômitos. Dessa forma, só deve ser usada com orientação de um veterinário, que deve indicar a dose adequada e o tempo de tratamento.

Para que serve

A prednisolona está indicada para o tratamento de problemas inflamatórios em cachorros, como:

• Doenças autoimunes;
  • Artrite;
  • Alergias na pele;
  • Problemas musculares;
  • Alterações oculares;
  • Inflamação intestinal.

Além disso, é muito frequente que a prednisolona seja utilizada após cirurgias, para diminuir o desconforto do cachorro, acelerar a recuperação e evitar algumas complicações, como a abertura da ferida cirúrgica.

Diferença entre prednisolona e prednisona

Tanto a prednisona como a prednisolona são corticoides com forte ação anti-inflamatória. A principal diferença é que a prednisona precisa ser metabolizada no fígado para produzir o efeito desejado, enquanto a prednisolona não.

Assim, no caso de cachorros com problemas no fígado, o veterinário poderá indicar o uso de prednisolona ao invés de prednisona, já que garante um melhor efeito.

Como usar a prednisolona

A prednisolona deve ser oferecida ao cachorro oralmente durante ou após as refeições, por isso, pode ser esmagada e misturada na comida úmida. Nesse caso, deve-se garantir que o animal come toda a comida.

A dose varia de acordo com o problema a tratar e o histórico de saúde do cachorro, mas geralmente é de 1 a 2 mg por kg, a cada 12 ou 24 horas, por 3 a 5 dias.

Para saber a dose adequada é aconselhado consultar o veterinário. Dependendo da dose e do tempo do tratamento, o veterinário também poderá recomendar realizar o desmame da prednisolona. Isto significa que a dosagem deve ser reduzida ao longo do tempo.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da prednisolona no cachorro são:

• Aumento da sede e fome;
  • Vontade de urinar muito frequente;
  • Respiração ofegante;
  • Vômitos e diarreia;
  • Cansaço excessivo.

Além disso, se utilizado em doses muito elevadas ou por um longo período de tempo, a prednisolona também pode provocar diabetes, alterações nos olhos, problemas hepáticos, doenças renais e/ou irritação do estômago.

Contraindicações da prednisolona

A prednisolona não deve ser usada em cachorros com problemas oculares, como úlcera na córnea, catarata ou glaucoma.

No caso de insuficiência renal, diabetes, doença de Cushing ou problemas cardíacos, a prednisolona deve ser utilizada com muito cuidado e sempre sob a supervisão do veterinário, já que pode agravar essas condições e colocar a vida do pet em risco.

• COBASEI. Prednisolona para cães e gatos: Saiba tudo sobre ele. Link: <https://blog.cobasi.com.br/prednisolona/>. Acesso em 23 jul 2023
  • AKC. Prednisone for Dogs. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/health/prednisone-for-dogs/>. Acesso em 23 jul 2023