Frutas que o cachorro pode comer (e quais evitar)

As frutas podem trazer vários benefícios para o cachorro, pois são ricas em vitaminas e nutrientes que ajudam a nutrir o organismo e fortalecer o sistema imune.

No entanto, nem todas as frutas podem ser oferecidas para o cachorro, pois existem algumas que são difíceis de digerir e outras que podem colocar a saúde do pet em perigo.

Além disso, dependendo do histórico do cachorro, algumas frutas também podem ser contraindicadas. Por isso, o ideal é consultar o veterinário antes de oferecer qualquer fruta ou novo alimento para o cachorro.

16 frutas seguras para o cachorro

As frutas que o cachorro pode comer sem perigo são:

  1. Maçã;
  2. Pêra;
  3. Banana;
  4. Mirtilo;
  5. Arando;
  6. Caqui;
  7. Abacaxi;
  8. Morango;
  9. Pepino;
  10. Manga;
  11. Laranja;
  12. Tangerina;
  13. Pêssego;
  14. Melancia;
  15. Tomate;
  16. Abóbora.

Qualquer uma destas frutas deve ser oferecida com moderação, devendo servir como um snack. As frutas não devem fazer parte da dieta regular do cachorro.

Frutas que o cachorro NÃO pode comer

As principais frutas que o cachorro NÃO deve comer são:

  • Abacate;
  • Uva;
  • Cereja.

Estas frutas são consideradas tóxicas para o cachorro e, por isso, não devem ser oferecidas. Não existe uma quantidade considerada segura. Dessa forma, se o cachorro comer alguma destas frutas é importante consultar imediatamente o veterinário, já que podem colocar a vida em risco.

Referências
  • AKC. Fruits and Vegetables Dogs Can or Can’t Eat Link: https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/fruits-vegetables-dogs-can-and-cant-eat/. Acesso em 7 jan 2023
  • PETMD. Which Fruits Can Dogs Eat Link: https://www.petmd.com/dog/nutrition/which-fruits-can-dogs-eat. Acesso em 7 jan 2023
  • FETCH. What Are Safe Fruits for Dogs to Eat Link: https://pets.webmd.com/dogs/what-are-safe-fruits-for-dogs-to-eat. Acesso em 7 jan 2023