Traqueobronquite canina: o que é, sintomas e tratamento

A traqueobronquite canina é uma inflamação da traquéia e dos brônquios do cachorro, que pode causar sintomas como tosse, respiração ofegante, diminuição do apetite e alterações do comportamento.

Normalmente a traqueobronquite surge após o cachorro ter tido algum tipo de infecção no sistema respiratório, mas também é frequente após estar em locais com outros cachorros, como clínicas veterinárias, hotéis, canis ou parques públicos, já que é uma doença que é facilmente transmitida entre cachorros.

Caso exista suspeita de traqueobronquite canina é muito importante consultar o veterinário, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais cedo possível, de forma a diminuir o desconforto do cachorro e facilitar a respiração.

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns da traqueobronquite canina são:

• Crises de tosse seca intensa;
  • Espirros;
  • Olhos com lágrimas;
  • Chiado ao respirar;
  • Respiração ofegante;
  • Diminuição do apetite;
  • Sonolência.

A tosse da traqueobronquite canina é mais frequente ao fazer exercício ou após estar muito tempo em repouso.

Traqueobronquite canina é grave?

Normalmente a traqueobronquite canina não é um problema grave, pois é facilmente tratado e não coloca a vida do cachorro em risco. No entanto, como é uma condição que afeta a respiração, dependendo do histórico de saúde do cachorro, pode ser perigosa se não for tratada.

Além disso, a tosse é um sintoma que sempre deve ser avaliado pelo veterinário, já que pode indicar problemas muito sérios, como alterações cardíacas ou traqueia colapsada.

O que causa traqueobronquite canina

A traqueobronquite canina é causada por vírus e bactérias que podem ser facilmente transmitidos entre cachorros, através de espirros, tosse ou pelo simples ato de cheirar. Por isso, é mais frequente que essa condição surja após o cachorro estar em lugares com outros cachorros, como clínicas veterinárias, hotéis, canis ou parques públicos.

A traqueobronquite também pode se desenvolver quando o cachorro tem ou teve alguma condição que afete o sistema respiratório.

Como é feito o tratamento

Não existe um tratamento específico para a traqueobronquite canina, mas normalmente são usados antibióticos, como doxiciclina ou amoxicilina, já que é comum que a traqueobronquite seja causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica.

Além do antibiótico, e dependendo dos sintomas, o veterinário pode ainda receitar o uso de remédios para a tosse e/ou antiinflamatórios, especialmente se a tosse estiver afetando o sono do cachorro.

Na maioria dos casos, o tratamento dura entre 1 a 3 semanas, mas dependendo do histórico de saúde do cachorro pode ser necessário manter o tratamento por mais tempo. Por essa razão, é muito importante fazer o acompanhamento regular com o veterinário.

Prevenção da traqueobronquite canina

A melhor forma de prevenir que o cachorro pegue traqueobronquite canina é através da vacinação contra adenovírus, parainfluenza e Bordetella bronchiseptica. Estas vacinas são recomendadas especialmente para cachorros que ficam regularmente em contato com outros cachorros.

• MSD VET MANUAL. Tracheobronchitis (Bronchitis) in Dogs. Link: <https://www.msdvetmanual.com/dog-owners/lung-and-airway-disorders-of-dogs/tracheobronchitis-bronchitis-in-dogs>. Acesso em 2 ago 2023
  • VCA ANIMAL HOSPITALS. Kennel Cough or Tracheobronchitis in Dogs. Link: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/kennel-cough-or-tracheobronchitis-in-dogs>. Acesso em 2 ago 2023
  • AKC. Kennel Cough in Dogs – Symptoms, Treatment & Prevention. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/health/kennel-cough-symptoms-treatment-and-prevention/>. Acesso em 2 ago 2023
  • AMERICAN VETERINARY MEDICAL ASSOCIATION. Canine infectious respiratory disease complex (Kennel cough). Link: <https://www.avma.org/resources-tools/pet-owners/petcare/canine-infectious-respiratory-disease-complex-kennel-cough>. Acesso em 2 ago 2023