Sintomas de coronavirose canina (causas e tratamento)

A coronavirose é uma infecção que afeta principalmente o intestino dos cachorros e que pode causar sintomas como:

• Diarreia intensa;
  • Fezes líquidas, de cheiro fétido e alaranjadas;
  • Vômitos;
  • Cansaço excessivo;
  • Moleza;
  • Perda de apetite.

Os sintomas tendem a ser mais intensos em cachorros jovens ou quando existe outra infecção associada, como a parvovirose, por exemplo. Entenda melhor o que é a parvovirose.

Em alguns casos, as fezes podem também conter sangue ou muco esbranquiçado.

Cachorros adultos podem não apresentar qualquer tipo de sintoma e, normalmente, a infecção é eliminada naturalmente pelo organismo.

O que fazer em caso de suspeita

Caso se suspeite de coronavirose é muito importante manter o cachorro bem hidratado e consultar o veterinário. Outras infecções podem apresentar sintomas semelhantes e, por isso, é muito importante obter um diagnóstico veterinário para iniciar o tratamento adequado.

Coronavirose é o mesmo que COVID-19?

A coronavirose canina não é o mesmo que COVID-19. No entanto, existem casos de animais domésticos, como cachorros e gatos, que desenvolveram a infecção por COVID-19 após estarem em contato próximo com pessoas infectadas. Nesses casos, o animal pode apresentar sintomas como tosse, espirros, cansaço e respiração alterada, por exemplo.

Em caso de suspeita de COVID-19, é importante evitar contato muito próximo com o animal e levá-lo ao veterinário.

Principais causas e transmissão

A causa da coronavirose canina é o coronavírus, mas não a espécie SARS-CoV-2, que é responsável pela COVID-19 em humanos.

Geralmente, o coronavírus é transmitido para o cachorro através do contato oral com fezes de outros animais infectados. Ainda assim, a transmissão também pode acontecer se o cachorro se alimentar de um comedouro infectado ou se tiver um contato muito próximo com outro cachorro doente.

Formas de tratamento

Não existe um tratamento específico para a coronavirose canina, já que o organismo do animal é capaz de eliminar o vírus naturalmente.

Ainda assim, podem ser necessários alguns remédios e, até, antibióticos para aliviar os sintomas e combater possíveis infecções secundárias que possam estar se desenvolvendo junto com a coronavirose. Por esse motivo, a consulta com o veterinário é sempre recomendada.

Cuidados em casa

Em casa, é muito importante manter o cachorro bem hidratado, fornecendo água várias vezes ao dia, e avaliar a evolução dos sintomas.

Em alguns casos, o veterinário também pode aconselhar parar a alimentação e retomar apenas quando a diarreia parar, introduzindo os alimentos em pequenas quantidades e várias vezes ao dia.

Referências:
  • MERCK ANIMAL HEALTH. Canine Coronavirus. Link: https://www.merck-animal-health-usa.com/condition/canine-coronavirus. Acesso em 17 Abr 2022
  • VCA ANIMAL HOSPITALS. Canine Coronavirus Disease. Link: https://vcahospitals.com/know-your-pet/coronavirus-disease-in-dogs. Acesso em 17 Abr 2022
  • CDC. What You Should Know abou COVID-19 and Pets. Link: https://www.cdc.gov/healthypets/covid-19/pets.html. Acesso em 17 Abr 2022