Sarna em gatos: o que é, sintomas, causas e tratamento

A sarna em gatos é uma doença de pele altamente contagiosa causada por pequenos ácaros Notoedres cati. Os sintomas mais comuns incluem intensa coceira na pele, perda de pelo e caspa.

Embora seja um problema exclusivamente felino, este tipo de sarna pode passar facilmente entre os gatos, principalmente quando o gato não faz a desparasitação externa regular.

Sempre que existe suspeita de algum problema de pele, como a sarna felina, é importante consultar o veterinário, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

Sintomas de sarna em gatos

Os principais sintomas de sarna em gatos são:

• Intensa coceira na pele;
  • Perda de pelo;
  • Feridas e crostas na pele;
  • Caspa no pelo.

Os sinais de sarna felina geralmente começam a surgir na região da cabeça, orelhas e pescoço, mas podem se espalhar para o resto do corpo.

Sarna de ouvido em gatos

A sarna de ouvido acontece quando os ácaros infestam o interior da orelha, causando inflamação do ouvido. Nesses casos, o gato pode abanar a cabeça frequentemente, coçar a orelha intensamente e até causar o aparecimento de feridas no interior do ouvido.

O que causa a sarna felina

A sarna felina é causada por pequenos ácaros Notoedres cati, que infestam a pele. Esses ácaros fazem pequenas picadas que inflamam e deixam a pele irritada.

Os ácaros causadores da sarna felina são facilmente transmissíveis através do contato direto com gatos infectados. Por esse motivo é importante fazer a desparasitação externa regular.

Como é feito o tratamento

Para tratar a sarna em gatos é importante consultar um veterinário, para iniciar o uso de um antiparasitário oral, normalmente ivermectina. A dosagem do medicamento deve ser orientada pelo médico veterinário, de acordo com o peso do pet e seu histórico de saúde.

O veterinário pode ainda indicar o uso de shampoos ou medicamentos tópicos para aliviar os sintomas durante o tratamento.

Uma vez que os ácaros da sarna podem estar presentes na cama, roupas e brinquedos do gato, é também muito importante fazer a lavagem desses acessórios, para evitar uma nova infecção.

Tratamento caseiro para sarna

Os tratamentos caseiros para sarna com vinagre ou enxofre não estão comprovados e não são indicados pela maioria dos veterinários. Dessa forma, é aconselhado evitar seu uso.

Antibiótico trata sarna em gatos?

O antibiótico não é o tratamento recomendado para a sarna felina, pois a infecção não é causada por bactérias. Porém, em alguns casos, o veterinário poderá indicar o uso de um antibiótico, junto com o antiparasitário, para combater alguma infecção secundária que possa ter surgido. Geralmente, esse tipo de infecções é mais comum quando existem feridas na pele que facilitam a entrada de bactérias.

Como prevenir a sarna em gatos

A melhor forma de prevenir o aparecimento de sarna em gatos é evitando o contato com os ácaros. Dessa forma é recomendado:

• Evitar que o gato tenha livre acesso ao exterior, sem supervisão;
  • Evitar o contato com gatos de rua, especialmente se apresentarem sinais de problemas de pele;
  • Fazer a desparasitação externa regular.

Além disso, fazer consultas regulares no veterinário também é uma excelente forma de prevenir diferentes tipos de doenças e infecções.

• The Merck Veterinary Manual. 11ª.ed. Crawfordsville, Indiana: Cenveo Publisher Services, 2016. p921
  • MERCK MANUAL. Mite Infestation (Mange, Acariasis, Scabies) of Cats. Link: https://www.merckvetmanual.com/cat-owners/skin-disorders-of-cats/mite-infestation-mange,-acariasis,-scabies-of-cats#v3246980. Acesso em 4 Dez 2022
  • FETCH WEBMD. Cat Mange and Scabies: Symptoms, Causes, and Treatment. Link: https://pets.webmd.com/cats/cat-mange-scabies. Acesso em 4 Dez 2022
  • FETCH WEBMD. Ear Discharge in Cats. Link: https://pets.webmd.com/cats/ear-discharge-in-cats. Acesso em 4 Dez 2022