Porquinho da índia: origem, personalidade e como cuidar

Tamanho: 20 a 40 cm

Peso: 0,5 a 1,5 kg

Expectativa de vida: 5-6 anos

Cores mais comuns: creme, preto, chocolate, laranja, branco e cores misturadas

O porquinho da índia é um pequeno roedor originário da América do Sul, que é muito utilizado como animal doméstico, por ser um animal pequeno, calmo, limpo, mas especialmente por ser muito amigável e sociável.

Existem cerca de 13 espécies de porquinho da índia domésticos, entre as quais o porquinho da índia de pelos curtos (mais comum), porquinho da índia abissínio, peruano e, até, o porquinho da índia sem pelo.

A expectativa média de vida de um porquinho da índia é de aproximadamente 5 anos, mas existem animais que duram até 10 anos, dependendo da sua forma física, dieta e, claro, genética.

Personalidade do porquinho da índia

Os porquinhos da índia são, em geral, animais extremamente calmos e sociáveis, já que, na natureza, estão acostumados a viver em pequenas famílias de 5 a 10 porquinhos. Por esse motivo, é normalmente recomendado ter, pelo menos, 2 porquinhos da índia em casa, pois é assim que se sentem mais confortáveis e felizes.

Além disso, o porquinho a índia adora receber atenção do dono, sendo um ótimo animal para dar carinho e brincar várias horas durante o dia.

No entanto, é importante interagir com o porquinho da índia com gentileza, pois caso se sinta muito pressionado ou apertado poderá entrar em modo de defesa, mordendo e se tornando um pouco mais agressivo. Por esse motivo, crianças pequenas não devem brincar com o porquinho da índia sem supervisão de um adulto, já que têm tendência para ser um pouco menos cuidadosas com o animal.

Como cuidar do porquinho da índia

Embora seja um animal pequeno e relativamente independente, o porquinho da índia necessita de alguns cuidados:

Gaiola/ cercado

A gaiola do porquinho da índia deve ser grande o suficiente para que o animal possa se movimentar livremente e também alta, para que consiga se levantar sobre as patas de trás.

No interior da gaiola é importante ter pelo menos um espaço de descanso confortável, em que o porquinho da índia possa se retirar para relaxar, dormir ou se esconder. Túneis também são lugares preferidos. 

Idealmente, a gaiola deve ser colocada num local calmo com boa ventilação, seco, e longe de fontes de calor, como aquecedores ou janelas com muito sol, já que preferem temperaturas entre os 17 e 20ºC.

Se for mantido no exterior, o porquinho da índia deve ter um cercado, para evitar que possa ir até lugares perigosos. É importante garantir que dentro dessa área exista um lugar protegido do sol e do vento, onde o animal possa se proteger e esconder, sempre que necessário. Em dias mais frios (menos de 15ºC), o porquinho da índia deve ser levado para o interior de casa.

O que come

A dieta do porquinho da índia deve ser muito rica em fibra e, por isso, deve ter sempre disponível feno de boa qualidade. É também recomendado que coma, sempre que possível, grama fresca.

Além disso, a dieta deve ser suplementada com vitamina C, já que os porquinhos da índia não possuem uma enzima que permite o armazenamento dessa vitamina. Para fazer a suplementação deve-se oferecer ração especial para porquinho da índia, que contenha boas quantidades de vitamina C.

Como snack, o porquinho da índia pode comer alguns vegetais frescos, como couve, brócolis ou cenoura, por exemplo, cortados em pequenos pedaços.

Para saber que quantidades oferecer e quais os alimentos seguros para oferecer ao porquinho da índia é sempre aconselhado consultar o veterinário.

Hidratação

Na gaiola ou cercado do porquinho da índia deve estar sempre disponível água fresca, que deve ser oferecida em bebedouros próprios, que liberam gotas sempre que o animal bebe.

Higiene

O porquinho da índia deve ser escovado regularmente. Espécies de pelo curto podem ser escovadas 1 vez por semana, enquanto espécies de pelo mais longo precisam de escovagem mais frequente.

A gaiola/cercado do porquinho da índia também deve ser lavada todas as semanas, assim como os acessórios no seu interior.

Exercício

O porquinho da índia é um animal que necessita de exercício diário, devendo ser liberado da gaiola pelo menos 1 vez por dia para alongar as patas e explorar. É importante lembrar de garantir que o ambiente onde o porquinho da índia será liberado é seguro, tapando possíveis buracos, evitando que tenha ligação com a rua e não deixando fios elétricos ao alcance do animal, por exemplo.

Problemas de saúde mais comuns

O porquinho da índia é um animal relativamente saudável, no entanto existem algumas doenças que parecem ser mais comuns nesta espécie e que devem ser conhecidas pelos donos, para que identifiquem os primeiros sinais:

  • Problemas de estômago: geralmente acontece quando o porquinho da índia não está comendo feno suficiente ou mudou de estilo de alimentação muito rapidamente. Pode ser identificado quando o animal deixa de comer ou não produz côco, por exemplo.
  • Infecções na pele: o porquinho da índia é mais suscetível a infecções por fungos, que tendem a se desenvolver quando o animal está muito estressado ou não está comendo corretamente. Essas infecções podem ser notadas quando o animal coça muito a pele ou começa a perder pelo em alguns locais.
  • Infecções no útero ou ovários: é frequente que fêmeas de porquinho da índia desenvolvam problemas no útero ou ovários, principalmente cistos e câncer. Dessa forma, é normal que o veterinário recomende uma cirurgia para retirada desses órgãos de forma preventiva.
  • Problemas respiratórios: as infecções respiratórias são relativamente comuns e podem se desenvolver quando o porquinho da índia tem contato com outros animais desconhecidos ou quando estão muito estressados.
  • Pedra nos rins: porquinhos da índia que não fazem uma dieta balanceada ou não bebem água fresca diariamente têm maior facilidade para desenvolver pedra nos rins. Nesses casos podem surgir sinais como sangue na urina ou dificuldade para urinar, que pode ser notada quando o animal “chora” ou faz barulhos ao urinar.

Sempre que surgirem sinais que possam indicar uma possível doença ou problema no porquinho da índia é muito importante consultar o veterinário assim que possível, para iniciar o tratamento precoce e evitar o agravamento da condição.

Além disso, também é recomendado fazer consultas regulares com o veterinário, para realizar avaliações físicas e desparasitação, sempre que necessário.

Referências

RSPCA. Guinea Pigs. Link: https://www.rspca.org.uk/adviceandwelfare/pets/rodents/guineapigs. Acesso em 01 jul 2022

RSPCA. A healthy diet for guinea pigs. Link: https://www.rspca.org.uk/adviceandwelfare/pets/rodents/guineapigs/diet. Acesso em 01 jul 2022

RSPCA. Making the right home for your guinea pig. Link: https://www.rspca.org.uk/adviceandwelfare/pets/rodents/guineapigs/environment. Acesso em 01 jul 2022

THE HUMANE SOCIETY OF THE UNITED STATES. Guinea pigs: The right pet for you?. Link: https://www.humanesociety.org/resources/guinea-pigs-right-pet-you. Acesso em 01 jul 2022

FOUR PAWS INTERNATIONAL. Guinea Pigs As Pets. Link: https://www.four-paws.org/our-stories/publications-guides/guinea-pigs-as-pets. Acesso em 01 jul 2022

FOUR PAWS INTERNATIONAL. Guinea Pigs – Their Most Common Illnesses. Link: https://www.four-paws.org/our-stories/publications-guides/guinea-pigs-their-most-common-illnesses. Acesso em 01 jul 2022