Tamanho: 4 a 17 cm
Peso: 20 a 200 g
Quanto tempo vive: 2 a 3 anos
Cores mais comuns: creme, marrom, chocolate, preto, cinza e branco
O hamster é um roedor pequeno, peludo e muito energético, que normalmente é um dos primeiros pets de qualquer criança, já que ocupam pouco espaço, são amigáveis, divertidos e precisam de vários cuidados, o que ajuda na construção de responsabilidades.
Existem mais de 20 espécies de hamster, que variam de tamanho, cores, comprimento do pelo e peso. Por norma, o hamster-sírio, o hamster chinês e o hamster russo-anão são os mais comuns.
Embora possa ser um animal bastante energético e explorador, o hamster é um animal noturno, o que significa que irá dormir durante o dia e ficar mais ativo durante a noite. A expectativa de vida dos hamsters mais comuns é de 2 a 3 anos, mas existem alguns animais que podem durar até 5 anos.
Personalidade do hamster
Os hamsters são animais muito energéticos e amigáveis, especialmente com humanos. No entanto, podem se tornar violentos com outros hamsters, dependendo da espécie.
O ideal é sempre partir da ideia que os hamsters são animais solitários que preferem não ter que dividir seu espaço. Porém, espécies como o hamster russo-anão, naturalmente preferem viver em grupo e podem ser boa companhia para outros hamsters da mesma espécie.
É também importante saber que na natureza, o hamster é considerado um animal-presa e, por isso, é normal que tenha evoluído para ser muito atento e assustado, se escondendo quando existem novas pessoas, animais, sons ou até cheiros. Isso também significa que o hamster é um animal inteligente, que pode ser treinado.
Como cuidar do hamster de estimação
Os hamsters são animais pequenos e relativamente frágeis. Por isso, devem ser manuseados com cuidado. Isso é especialmente importante no caso de crianças, que podem deixar cair ou colocar muita pressão sobre o hamster na tentativa de brincar com o animal. Assim, crianças com menos de 8 anos não devem brincar com um hamster sem supervisão de um adulto.
Outros cuidados importantes são:
Gaiola/ cercado
As gaiolas para hamster não precisam ser muito grandes, mas devem ter pelo menos 60 x 30 cm, para permitir que o animal possa correr e fazer exercício quando está mais ativo.
A gaiola deve ser colocada num lugar com luz, mas que não fique diretamente exposto ao sol. Esse local também deve ser escuro e calmo durante a noite, não devendo ficar perto de uma luz ou de algum aparelho eletrônico.
É muito importante manter a gaiola sempre seca e, por isso, revesti-la com algum substrato é a melhor opção, já que absorve líquidos e mantém o ambiente seco por mais tempo. Idealmente o substrato deve ser à base de fibras de madeira, como serragem ou lascas, mas deve-se evitar o uso de madeiras de pinho ou cedro, pois podem causar problemas respiratórios. O substrato deve ter cerca de 5 cm de profundidade, para que o hamster possa cavar e criar pequenos túneis.
Para criar o ninho, os hamsters preferem materiais suaves, por isso deve-se sempre fornecer um punhado de algum material suave. O mais recomendado são pequenos pedaços de papel higiênico, já que outros materiais como algodão ou tecidos podem acabar sendo ingeridos pelo animal, causando problemas.
O que come o hamster
Na natureza, os hamsters fazem uma dieta bastante variada e à base de sementes, cereais, larvas e insetos. Por isso, como animais de estimação, devem receber todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Isso pode ser feito a partir de:
- Ração seca para hamster: normalmente contém uma mistura de diferentes sementes e cereais que são escolhidos especialmente para hamsters;
- Pequenas quantidades de vegetais e frutas, como maçã, cenoura, brócolis, alface ou banana.
A comida deve ser colocada em pequenos recipientes no chão da gaiola. É normal que o hamster vire esse recipiente e leve a comida para outros locais da gaiola, transportando-a em pequenas bolsas no interior das bochechas.
Hidratação
Na gaiola ou terrário do hamster é importante ter sempre disponível água fresca, que deve ser fornecida em bebedouros próprios, que liberam gotas sempre que o animal bebe.
Higiene
Além de precisarem ser mantidos em ambientes limpos e secos, os hamsters também devem ser escovados frequentemente, especialmente se tiverem pelo comprido. Os hamsters são animais muito limpos, que se limpam frequentemente. Por esse motivo, não precisam tomar banho.
Um fato curioso é que os dentes do hamster estão em constante crescimento. Por isso, é importante garantir que o animal tenha sempre comida seca e dura que possa ir roendo ao longo do dia, para desgastar os dentes e evitar que cresçam em excesso. De qualquer forma, é importante ficar atento ao comprimento dos dentes, pois caso se tornem muito compridos ou curtos podem impedir que o animal se alimente corretamente.
Exercício
O hamster é um animal muito energético que necessita de exercício diário. Assim, deve ter espaço suficiente na gaiola para correr.
Se possível, a gaiola deve ter ainda uma roda e alguns tubos ou obstáculos que o hamster possa subir e se manter ocupado.
O hamster pode ser liberado da gaiola, mas deve ser mantido no interior de uma bola de hamster ou de um cercado, desde que esteja protegido de outros animais que possam pular a cerca, especialmente cachorros ou gatos.
Por norma, o hamster será mais ativo durante a noite, pois é um animal noturno.
Problemas de saúde mais comuns
Os hamster são animais muito sensíveis que podem ficar doentes quando estão muito estressados. Isso pode ser notado caso o animal comece a perder peso ou não tenha apetite, por exemplo. Para evitar excesso de estresse, o hamster deve ser mantido num ambiente calmo e deve ser sempre manuseado com cuidado.
Resfriados e outras doenças também são bastante comuns em hamsters. Aliás, o animal pode até pegar resfriados do seu dono. Por isso, pessoas que possam parecer ou estar doentes não devem manusear o hamster.
Sempre que o hamster perder peso ou demonstrar alguma alteração na sua personalidade ou rotina, deve ser avaliado por um veterinário.
Quanto tempo dura um hamster?
O hamster doméstico dura, em média, 2 a 3 anos. A expectativa de vida varia de acordo com o tipo de alimentação, condições de habitat e cuidados de higiene e exercício, por exemplo.
Referências
- THE HUMANE SOCIETY OF THE UNITED STATES. Is a hamster the right pet for you?. Link: https://www.humanesociety.org/resources/hamster-right-pet-you. Acesso em 17 jul 2022
- RSPCA. Hamsters. Link: https://www.rspca.org.uk/adviceandwelfare/pets/rodents/hamsters. Acesso em 17 jul 2022