Dirofilariose: o que é, sintomas, causas, remédios e tratamento

O que é:

A dirofilariose é uma doença causada pelo verme Dirofilaria immitis, que cresce e se desenvolve dentro do coração, pulmão e vasos de alguns animais, especialmente cachorros, gatos e furões.

Também conhecida como “verme do coração”, a dirofilariose é transmitida pela picada de mosquitos infectados e pode causar o aparecimento de sintomas como tosse, cansaço e perda de apetite.

A dirofilariose tem cura, no entanto, para aumentar as chances de sucesso é importante que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível. Dessa forma, sempre que existir suspeita de infecção é importante consultar o veterinário.

Sintomas de dirofilariose

Os principais sintomas de dirofilariose são:

  • Tosse persistente;
  • Cansaço fácil;
  • Diminuição do apetite;
  • Perda de peso;
  • Dificuldade para respirar.

Nas fases iniciais da infecção, é normal que o animal não apresente qualquer sintoma. Porém, conforme os vermes vão se desenvolvendo e reproduzindo, a dirofilariose causa sintomas que surgem gradualmente e pioram com o tempo.

A dirofilariose é mais grave em cachorros e furões, já que o verme consegue se desenvolver mais facilmente. No caso dos gatos, as infecções graves são raras, uma vez que seu organismo é mais agressivo contra a infecção.

Como saber se é dirofilariose

O diagnóstico de dirofilariose deve ser sempre feito por um veterinário, que irá realizar uma avaliação física do animal e pedir exames de sangue que identificam uma proteína liberada pelo verme causador da doença.

Uma vez que nas fases iniciais a dirofilariose não causa qualquer sintoma, é recomendado que os animais de estimação façam exames de sangue regulares no veterinário (pelo menos 1 vez por ano), para identificar doenças e infecções que possam estar presentes.

O que causa a dirofilariose

A dirofilariose é causada por um verme, chamado Dirofilaria immitis, que é transmitido pela picada de mosquitos infectados.

O mosquito pode ficar infectado ao picar outro animal infectado com o “verme do coração”. Dessa forma, é comum que a doença seja mais frequente em algumas regiões, já que quanto maior o número de animais infectados, maior o risco de transmissão.

Existe alguma vacina contra o verme do coração?

Atualmente não existe nenhuma vacina capaz de proteger contra a dirofilariose (verme do coração).

O recomendado é que todos os animais domésticos façam consultas anuais com o veterinário, para identificar doenças em fase inicial e iniciar o tratamento adequado, aumentando as chances de cura.

O verme passa para os humanos?

O verme do coração não passa diretamente do animal de estimação para os humanos. No entanto, o verme pode ser transmitido se a pessoa for picada pelo mesmo mosquito que picou o animal. Ainda assim, o desenvolvimento da infecção em humanos é rara.

Tratamento para dirofilariose

O tratamento para dirofilariose normalmente é feito com o uso de vermífugos para eliminar os vermes adultos, numa primeira fase, e as larvas de Dirofilaria immitis, em outra fase.

Durante a primeira fase de tratamento é importante diminuir a quantidade de exercício que o animal faz, assim como manter consultas regulares no veterinário para avaliar o estado de saúde e tratar qualquer sintoma que possa existir/surgir.

Já na segunda fase, conforme vão sendo eliminadas, as larvas do “verme do coração” podem causar reação alérgica grave e, por isso, é muito importante ficar atento a alterações do estado de saúde do animal, levando ao veterinário se isso acontecer.

Por fim, nos casos mais graves, o tratamento da dirofilariose também pode incluir cirurgia, especialmente se os vermes estiverem causando entupimento em algum dos vasos do coração.

Como fazer a prevenção

A prevenção da dirofilariose pode ser feita de duas formas:

  • Usar um repelente de mosquitos, para evitar picadas de mosquitos infectados que possam transmitir o verme;
  • Administrar um vermífugo regularmente para eliminar as larvas do verme. Alguns exemplos são o Milbemax ou o Endogard, por exemplo.

Além disso, fazer consultas regulares com o veterinário também ajuda a identificar a infecção e qualquer outra doença que possa precisar de tratamento, aumentando as chances de cura.

Referências:
  • FDA. Keep the Worms Out of Your Pet’s Heart! The Facts about Heartworm Disease. Link: https://www.fda.gov/animal-veterinary/animal-health-literacy/keep-worms-out-your-pets-heart-facts-about-heartworm-disease. Acesso em 5 set 2022
  • AMERICAN HEARTWORM SOCIETY. Heartworm Basics. Link: https://www.heartwormsociety.org/pet-owner-resources/heartworm-basics#is-there-a-vaccine-for-heartworm-disease. Acesso em 5 set 2022

The Merck Veterinary Manual. 11ª.ed. Crawfordsville, Indiana: Cenveo Publisher Services, 2016. p127-137