O paracetamol não deve ser usado em cachorros, pois é um medicamento que pode causar intoxicação, prejudicar o fígado e colocar a vida do animal em risco.
Por isso, embora possa ser comprado sem receita médica e seja um medicamento relativamente comum para humanos, nunca deve ser oferecido para o cachorro, independente da dosagem.
O ideal é sempre consultar o veterinário antes de administrar qualquer medicamento, para fazer uma avaliação detalhada, identificar a causa do problema e iniciar o tratamento mais adequado, com medicamentos seguros para o cachorro.
Porque o paracetamol faz mal para o cachorro
O paracetamol faz mal para o cachorro porque o fígado do animal não consegue metabolizar corretamente o medicamento, fazendo com que se acumule no organismo e possa causar intoxicação.
Pela dificuldade do fígado em processar o paracetamol, também existe um risco aumentado de lesões nas células hepáticas. Dessa forma, se for usado por longos períodos ou em doses elevadas, o paracetamol pode estimular o aparecimento de doenças graves como hepatite ou cirrose, por exemplo.
O paracetamol diminui ainda a capacidade dos glóbulos vermelhos de transportarem oxigênio para os tecidos, afetando o funcionamento de diversos órgãos.
Sintomas de intoxicação por paracetamol
Os sintomas de intoxicação por paracetamol normalmente incluem:
- Dificuldade para respirar;
- Inchaço do focinho ou pescoço;
- Inchaço das patas;
- Gengivas escuras;
- Vômitos;
- Sede excessiva;
- Cansaço.
Estes sintomas tendem a surgir entre 1 a 4 horas após o uso do medicamento.
Quando o paracetamol afeta o fígado, os sintomas podem demorar até 1 semana para aparecer, e geralmente incluem sinais como urina escura, olhos amarelados ou inchaço da barriga, por exemplo.
O que fazer em caso de intoxicação
Quando existe suspeita de intoxicação por paracetamol no cachorro é importante ir imediatamente ao veterinário. Quando identificada precocemente, a intoxicação pode ser tratada com a indução do vômito e o uso de carvão ativado.
Nos casos em que a dose ingerida pelo cachorro foi muito elevada ou caso a intoxicação seja identificada tardiamente, pode ser necessário que o cachorro fique internado, para receber fluídos diretamente na veia e também um antídoto, conhecido como acetilcolina, além de protetores hepáticos, para reduzir o risco de lesões no fígado.
É importante lembrar que embora a intoxicação tenha cura e possa ser revertida, existe sempre um risco muito elevado de lesões permanentes e crônicas. Dessa forma, deve-se sempre tentar evitar a intoxicação, não administrando medicamentos não prescritos pelo veterinário e mantendo todos os medicamentos longe do alcance do cachorro.
Referências
DOGSTRUST ORG. Can Dogs Take Paracetamol?. Link: <https://www.dogstrust.org.uk/dog-advice/health-wellbeing/essentials/can-dogs-take-paracetamol>. Acesso em 5 jul 2023
VCA ANIMAL HOSPITALS. Acetaminophen Toxicity in Dogs. Link: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/acetaminophen-toxicity-in-dogs>. Acesso em 5 jul 2023
WAGWALKING. Paracetamol Poisoning in Dogs. Link: <https://wagwalking.com/condition/paracetamol-poisoning>. Acesso em 5 jul 2023