Dipirona para cachorro: dosagem, cuidados e efeitos colaterais

A dipirona é um anti-inflamatório que pode ser usado em cachorros. É um medicamento muito utilizado pelos veterinários para aliviar a dor e combater a febre no cachorro.

A dipirona de uso veterinário pode ser encontrada na forma de gotas orais ou injetável, para administração na veia ou músculo.

Embora seja um medicamento muito utilizado, a dipirona só deve ser dada para o cachorro com orientação do veterinário, que deve indicar a dose recomendada, o tempo de tratamento e a forma de administração.

Quando usar dipirona

A dipirona para cachorros está indicada para:

  • Aliviar dor musculoesquelética moderada;
  • Reduzir a febre.

Em alguns casos, o veterinário também poderá indicar a dipirona como um ligeiro antiespasmódico, para dor na barriga.

Posso dar dipirona para o cachorro?

A dipirona não deve ser dada para o cachorro sem orientação do veterinário, mesmo sendo segura. Isso porque, dependendo do peso e do histórico de saúde do pet, é importante adequar corretamente as doses do medicamento.

Além disso, não se deve dar a dipirona em comprimido para o cachorro, devendo-se sempre dar a versão veterinária em gotas.

Quantas gotas de dipirona se deve dar?

É comum que a dipirona seja indicada na dosagem de 1 gota por kg, 3 vezes ao dia.

A dose máxima recomendada de dipirona para cachorros é de 35 gotas por toma, isso significa que cachorros com mais de 35 kg pecisam utilizar outro medicamento.

De qualquer forma, a dipirona só deve ser utilizada com orientação do veterinário, que irá informar sobre a dosagem recomendada, os horários de tratamento, duração e a forma de administração.

Cuidados ao usar dipirona

Embora seja segura, a dipirona deve ser usada com cuidado e sob vigilância em cachorros com problemas no fígado, nos rins ou no sistema digestivo. Também deve ser utilizada com cuidado em animais mais velhos ou muito debilitados.

Efeitos colaterais da dipirona

Os efeitos colaterais mais comuns da dipirona em cachorros são:

  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Dor de barriga.

Além disso, se for usada sem orientação do veterinário e em doses elevadas, a dipirona pode provocar o aparecimento de úlceras e salivação excessiva.

 

Referências
  • WEDGEWOOD PHARMACY. Dipyrone for Veterinary Use. Link: https://www.wedgewoodpharmacy.com/learning-center/professional-monographs/dipyrone-for-veterinary-use.html. Acesso em 8 set 2022
  • SILVA, I. C. et al.. Meta-analysis of the therapeutic use of dipyrone in dogs: phamacological, effects and clinical safety. ARS Veterinaria Journal. vol.37, n.1. 21-30, 2021
  • DRUGS VET.Dipyrone 50% (Canada). Link: https://www.drugs.com/vet/dipyrone-50-can.html. Acesso em 8 set 2022